Alagoas pode ter cerca de 50 mil eleitores a mais em 2018

Publicado em 04/05/2018, às 12h01

Redação

O eleitorado alagoano pode ter um aumento de 3% em relação ao ano anterior, o que deve representar cerca de 50 mil eleitores a mais nas eleições de 2018. O número foi divulgado pelo presidente do Tribunal Regional de Alagoas (TRE/AL), desembargador José Carlos Malta Marques, durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (04), na sede do órgão, em Maceió.

LEIA TAMBÉM

Os dados atuais do TRE/AL apontam para 2.165.904 milhões de eleitores em Alagoas neste ano. O prazo de alistamento eleitoral vai até o dia 9 de maio e não haverá prorrogação. Quem não fizer neste período ficará sujeito a pagar multa de R$ 3,50 e pode se submeter a restrições, como ficar impossibilitado de ingressar em cargo público.

“O eleitor que perder a data máxima para a inscrição, só poderá dar entrada no alistamento eleitoral com 10 dias após o segundo turno, se houver”, explicou o desembargador.

Há postos de atendimento espalhados pela capital, como no Maceió Shopping, na Mangabeiras, e no Parque Shopping, em Jacarecica.

“O nosso objetivo é fazer desta eleição a melhor possível. Estamos nos trabalhos diários para que o pleito deste ano não tenha problemas. Já começamos também a analisar regiões onde mais acontecem casos de polícia durante o período eleitoral para ficarmos munidos a qualquer imprevisto”, disse Malta Marques.

O voto é obrigatório para pessoas entre 18 e 70 anos, e facultativo para analfabetos, menores de 18 anos e maiores de 70 anos.

Como proceder:

Para fazer o título pela primeira vez ou efetuar uma nova inscrição por cancelamento da anterior, o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral que atende ao bairro ou município onde mora, levando cópia e original de documento de identificação com foto (carteira de identidade ou carteira do trabalho ou carteira profissional - registro do CREA, OAB ou como militar também são válidos), comprovante de quitação do serviço militar, e comprovante de residência.

Voto em trânsito

Os eleitores que vão votar fora do domicílio eleitoral – o chamado voto em trânsito – devem solicitar a permissão à Justiça Eleitoral de 17 de julho a 23 de agosto.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Termina hoje (27) prazo para justificar ausência no 2º turno Redes sociais e apps não respondem questões que esclareceriam uso político PSL entrega prestação de contas eleitorais ao TSE Doria enfrenta pendências jurídicas em razão de campanha acirrada