Alagoas recebe 104.550 doses de AstraZeneca e CoronaVac

Publicado em 14/05/2021, às 09h49
Carla Cleto -

Assessoria

Alagoas recebeu, no fim da tarde desta quinta-feira (13), a 21ª remessa de imunizantes contra a Covid-19. No total, o Ministério da Saúde (MS) enviou 104.550 doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca. Desse montante, 69.750 doses são da AstraZeneca e 34.800 da CoronaVac, conforme dados computados pelo Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Parte das doses da Coronavac será destinada à aplicação de segundas doses, enquanto que o uso da AstraZeneca será definido em nota técnica do PNI.

LEIA TAMBÉM

Os imunobiológicos foram cadastrados e acondicionados na câmara fria, em uma temperatura entre 2° e 8° Celsius. A partir de agora, o novo quantitativo de vacinas será enviado para as Centrais Estaduais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Maceió e Arapiraca.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destacou que o diálogo com os municípios alagoanos tem sido contínuo, visando completar o ciclo vacinal e aplicar a segunda dose da CoronaVac. “Os municípios alagoanos já apresentaram uma pauta prévia sobre a carência de doses para completar a imunização. Precisamos continuar acelerando a vacinação em nosso estado, sobretudo para garantir a aplicação da segunda dose”, ressaltou o secretário da Saúde.

 Assim que as vacinas chegam ao Estado, o Programa Nacional de Imunizações em Alagoas informa aos municípios sobre os procedimentos que precisam ser tomados. Cada Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deve solicitar as doses e insumos no Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e agendar, previamente, a retirada junto à Central Maceió, pelo e-mail redefrioalagoas@gmail.com, ou com a Central de Arapiraca, através do e-mail creadiarapiraca@gmail.com .

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Inscrições para patrocínio de projetos sociais da Equatorial se encerram nesta quinta-feira (18) Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar