Alagoas recebe 54.690 doses de vacinas contra a covid nesta quinta-feira (9)

Publicado em 09/09/2021, às 10h13
covid-19 | Foto: Ascom -

Agência Alagoas

O Governo do Estado recebe do Ministério da Saúde (MS) duas novas remessas de vacinas contra a Covid-19 nesta quinta-feira (9). Desta vez são 54.690 doses que desembarcam no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, sendo 34.800 da CoronaVac e 19.890 da Pfizer.

LEIA TAMBÉM

O Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, comemora o avanço da vacinação e a redução da ocupação hospitalar. “Mas, mesmo com a queda na curva de contágio, não podemos deixar de tomar os cuidados necessários. O uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social continuam sendo indispensáveis para que a variante delta não provoque uma nova onda”, ressalta.

Após a chegada a Alagoas, os imunizantes terão a temperatura aferida, serão contabilizados e armazenados na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A retirada das vacinas por parte das Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) acontece somente depois que o PNI realizar o cadastro dos imunizantes.

Para fazer a retirada, as SMSs devem realizar solicitação pelo Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e marcar agendamento prévio nas Centrais de Distribuição. Na Central de Arapiraca, o agendamento deve ser feito pelo e-mail creadiarapiraca@gmail.com . Já para a retirada na Central de Maceió, o agendamento deve ocorrer pelo e-mail: redefrioalagoas@gmail.com .

Balanço – Até agora Alagoas recebeu do Ministério da Saúde 3.839.336 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. No total, o Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Sesau, já distribuiu 3.174.803 doses de vacinas para os 102 municípios. Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram aplicadas 2.778.376 doses. Deste total, 1.875.916 pessoas tomaram a primeira dose (D1) e 902.460 já foram imunizadas com a segunda dose (D2) ou dose única (DU).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados