Alagoas recebe mais 81.900 doses de vacinas contra a Covid-19 nesta quarta

Publicado em 03/11/2021, às 12h00
Nova remessa de vacinas contra a Covid-19 têm a temperatura aferida antes de serem armazenadas | Foto: Olival Santos / Agência Alagoas -

Agência Alagoas

 
Uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 chegou a Alagoas nesta quarta-feira (3). Desta vez, o Ministério da Saúde (MS) enviou 81.900 doses do imunizante Pfizer, que estão armazenadas na sede do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), no bairro Farol, em Maceió. As novas doses serão liberadas aos municípios à medida que as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) realizem as solicitações ao PNI/AL. Seguindo o padrão estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde (MS), a requisição deve ser executada, exclusivamente, via e-mail.
 
A última remessa enviada pelo Ministério da Saúde a Alagoas ocorreu no dia 29 de outubro. De acordo com o PNI/AL, foram destinadas ao Estado 24.570 doses, já encaminhadas aos municípios que realizaram a solicitação. Desde 19 de janeiro deste ano, Alagoas recebeu, do Ministério da Saúde, 4.818.245 doses de imunizantes contra a Covid-19. Desse total, 1.739.790 foram da Pfizer, 1.713.875 da AstraZeneca, 1.308.530 da CoronaVac e 56.050 da Janssen. Segundo o PNI/AL, já foram distribuídas 4.317.689 doses para os 102 municípios.
 
Convocação – Com a chegada de mais vacinas contra a Covid-19, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, reforça a convocação para que a os alagoanos compareçam aos postos de vacinação e concluam o esquema vacinal. Isso porque, segundo ele, já está demonstrando que o retorno à normalidade só será possível com o aumento da cobertura vacinal, uma vez que, à medida que mais pessoas têm se vacinado, ocorre o declínio a curva de contágio, das internações e dos óbitos por Covid-19.
 
“Queremos que o fim de ano seja o mais normal possível, mas, é preciso que cada alagoano faça a sua parte. Por isso, cabe a cada cidadão, a responsabilidade de completar o esquema vacinal, tomar a dose de reforço e, no caso dos adolescentes, a primeira dose. Desse modo, estaremos reduzindo a disseminação do novo coronavírus, lembrando sempre que ainda é necessário manter as medidas sanitárias, como o uso de máscara e a higienização das mãos”, salientou o gestor da saúde estadual.

LEIA TAMBÉM

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados