Alagoas reduziu em 64% investimentos contra epidemias em 2015

Publicado em 16/02/2016, às 09h05

Redação

Os gastos do Governo do Estado de Alagoas com o combate e prevenção de doenças epidemiológicas, como dengue, zika e chikungunya, foram reduzidos sensivelmente em 2015, ano em que se registrou o surto de microcefalia relacionado ao Zika vírus.

LEIA TAMBÉM

A queda, em Alagoas, foi de R$ 8,8 milhões. De acordo com um levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo, em 2014 foram investidos R$ 13,6 milhões, enquanto no ano seguinte foram R$ 4,8 milhões, uma redução de 64%.

O levantamento aponta que, além do Governo Federal, 17 estados e o Distrito Federal reduziram os investimentos no setor de vigilância epidemiológica. Na União, a queda foi de 9,2%, que significaram R$ 4,6 bilhões em 2015, ante a R$ 5,1 bilhões no ano anterior.

A área de vigilância compreende campanhas de prevenção de doenças e combate a potenciais vetores (como o mosquito Aedes aegypti), oferta de insumos e testes de diagnóstico, por exemplo.

Também é afetado o controle e combate de doenças como malária, tuberculose, hepatite e Aids.

À reportagem, o governo de Alagoas alegou que redirecionou os investimentos da vigilância em 2015, reduzindo custos em iniciativas como reformas em imóveis e pagamento de plantões para equipes atuarem em fins de semana em atividades de responsabilidade de prefeituras.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Instituto de Arquitetos coordena construção de banheiros em comunidades de AL Consulta ao 2º lote do IR: mais de 80 mil alagoanos devem receber quase R$150 mi SSP reforça uso de inteligência e análise de dados para reduzir criminalidade em Alagoas Localizado em Marechal Deodoro, DEA soma 619 vidas salvas em um ano e meio de atuação