Alagoas registra menor taxa de desemprego desde 2012, aponta IBGE

Publicado em 31/12/2025, às 15h29
- Ascom Seteq

Ascom Seteq

Os resultados comprovam que 2025 foi o ano do trabalho, do emprego e da qualificação em Alagoas. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), promoveu ações de empregabilidade, qualificação profissional e proteção social, contribuindo para que o estado alcançasse a menor taxa de desemprego de sua história.

LEIA TAMBÉM

Em 2025, a taxa de desemprego em Alagoas recuou para 7,5%, o menor índice da série histórica iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2024, o estado já havia registrado a menor taxa até então, com 7,6%.

Quando a pesquisa começou, em 2012, o índice era de 11,4%, chegando a atingir 19,4% — o maior da história — durante o período da pandemia da Covid-19.

Maior número de trabalhadores com carteira assinada

Dados de novembro do Novo Caged confirmam que Alagoas alcançou um saldo superior a 485 mil trabalhadores com carteira assinada, um crescimento de mais de 3% em relação ao mesmo período de 2024, quando o saldo era de 470 mil.

Somente em novembro de 2025, foram gerados mais de 3 mil novos postos de trabalho no estado, resultado de 16.004 admissões e 12.958 desligamentos.

No segundo trimestre de 2025, Alagoas registrou o segundo maior volume de trabalhadores com carteira assinada do Nordeste, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada pelo IBGE. A taxa de formalização no setor privado chegou a 64,2%, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte (69,4%) e à frente de Pernambuco (61,5%), Sergipe (60,1%) e Bahia (59,3%).

Emprega Mais Alagoas

Para ampliar as oportunidades, a qualificação profissional segue como prioridade. Por meio da Seteq, o programa Emprega Mais Alagoas já ultrapassou a marca de 3 mil trabalhadores qualificados em diferentes áreas.

Somente em 2025, foram entregues 2.412 certificados, um aumento de 117% em relação a todo o ano de 2024, quando foram emitidos 1.110 certificados.

Além dos cursos tradicionais — como Cabeleireiro, Barbeiro, Unhas em Gel, Design de Sobrancelhas e Produção de Doces e Salgados —, também foram ofertadas capacitações inéditas, como Gestão e Produção de Conteúdo para Redes Sociais, Bordado Filé Alagoano e Fotografia. As ações contemplaram trabalhadores de Maceió, Piaçabuçu, União dos Palmares, Traipu, Messias, Joaquim Gomes, Chã Preta, Maribondo, Paripueira e Porto Calvo.

A secretária de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação, Cláudia Balbino, destaca que a ampliação e a interiorização dos cursos reforçam o compromisso com a inclusão produtiva.

“Temos muito orgulho de levar qualificação a todos os cantos do estado, ouvindo as demandas de cada região. Muitos alunos e alunas já estão gerando renda com o que aprenderam, melhorando sua qualidade de vida e a de suas famílias. A ampliação dos cursos e a diversidade das formações reforçam o compromisso do governador Paulo Dantas com a geração de emprego e renda”, ressaltou.

Mais vagas no Sine Alagoas

Em 2025, o Sine Alagoas ampliou a oferta de vagas em todo o estado, por meio do Sine Móvel e do atendimento das 12 unidades fixas, localizadas em Maceió e no interior.

O ônibus da empregabilidade percorreu municípios como Arapiraca, Marechal Deodoro, Maribondo, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios e Olho D’Água das Flores, entre outros.

A equipe da Seteq também intensificou visitas aos maiores empregadores privados do estado, incluindo grandes empresas e usinas sucroalcooleiras. Como resultado, Alagoas passou a ofertar, em média, 3 mil vagas por semana, distribuídas em mais de 70 cargos diferentes.

Mais recursos federais garantidos

A Seteq assegurou, junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), recursos do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT) para a ampliação e modernização das unidades do Sine em Alagoas.

Os investimentos também viabilizarão a implantação da primeira Casa do Trabalhador do estado, em Maceió, com uma estrutura moderna e serviços ampliados, incluindo espaços dedicados às mulheres, às pessoas com deficiência e maior agilidade no atendimento.

Programa CataMais Alagoas

O programa CataMais Alagoas, desenvolvido pela Seteq, avançou significativamente em 2025 no fortalecimento da cadeia da reciclagem, com foco na melhoria das condições de trabalho, no aumento da produtividade e na inclusão socioeconômica de catadoras e catadores de materiais recicláveis.

Ao longo do ano, foram distribuídos 233 kits completos de fardamento para trabalhadores de diversas regiões, garantindo mais segurança, padronização e reconhecimento profissional. O convênio com o Governo Federal foi renovado, assegurando a continuidade das ações até junho de 2026.

Programa Amigo Trabalhador

O programa Amigo Trabalhador também esteve ao lado dos trabalhadores da cana-de-açúcar, com o pagamento das bolsas-auxílio referentes ao período da entressafra. Somente em 2025, foram repassados R$ 650 mil, beneficiando 1.250 trabalhadores rurais.

Para 2026, o compromisso da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação é ampliar os programas já desenvolvidos e oferecer ainda mais oportunidades aos trabalhadores alagoanos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Médica que confessou matar ex-marido retorna ao trabalho em Arapiraca após decisão judicial Anúncio de casa na praia em Maragogi com "mar no quintal" viraliza Governo de Alagoas inicia entrega do aluguel social à população em situação de rua Com redução, veja novo valor de exame e avaliação psicológica para 1ª CNH em AL