Alagoas tem 4 casos confirmados de coronavírus e 38 em investigação, diz Sesau

Publicado em 19/03/2020, às 18h13
-

Eberth Lins

O Estado de Alagoas contabiliza quatro casos confirmados de coronavírus, 38 em investigação e 29 descartados. A informação foi compartilhada pelo gestor da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Alexandre Ayres, na tarde desta quinta-feira (19), por meio de uma rede social.

LEIA TAMBÉM

Os pacientes alagoanos que testaram positivo para o coronavírus têm 21, 25, 42 e 44 anos. De acordo com a Sesau, todos com recente passagem pelo exterior, o que caracteriza a contaminação pelo vírus como importada. Os pacientes têm históricos de viagens pela Itália, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Marrocos e Inglaterra.

 "São pessoas que estão com sintomas leves, ou seja, não estão hospitalizadas. Vão passar pelo isolamento social para que o vírus saia do corpo e possam retomar suas vidas normalmente", disse secretário de Saúde referindo-se ao três novos casos anunciados na manhã de ontem.

O primeiro caso confirmado, um homem de 42 anos, chegou em Maceió no último dia 03 e já está sendo acompanhado pelo Centro de Informação Estratégica e de Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS).

Também nesta quinta, os exames que atestam ou descartam o coronavírus passaram a ser realizados no estado, no Laboratório Central de Alagoas (Lacen). De acordo com Alexandre Ayres, a realização dos exames no estado vai permitir enxergar a curva do vírus no território alagoano. "Vamos saber  como está se comportando o vírus, o que vai direcionar as ações do governo", frisou.

Antes os casos suspeitos estavam sendo testados na Fundação Oswaldo Cruz, laboratório de referência nacional, em São Paulo.

"Vai facilitar a programação e agilizar o tempo de resposta, além de garantir que Alagoas tenha uma trabalho mais profissional no enfrentamento do coronavírus", acrescentou o governador Renan Filho a respeito das testagens no Lacen.

Na divulgação do boletim, o secretário também reforçou a importância do cumprimento dos decretos governamentais, do Governo do Estado e Prefeitura, e da higienização pessoal para frear a proliferação do vírus.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas