Alagoas tem 4 casos confirmados de coronavírus e 38 em investigação, diz Sesau

Publicado em 19/03/2020, às 18h13
-

Eberth Lins

O Estado de Alagoas contabiliza quatro casos confirmados de coronavírus, 38 em investigação e 29 descartados. A informação foi compartilhada pelo gestor da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Alexandre Ayres, na tarde desta quinta-feira (19), por meio de uma rede social.

LEIA TAMBÉM

Os pacientes alagoanos que testaram positivo para o coronavírus têm 21, 25, 42 e 44 anos. De acordo com a Sesau, todos com recente passagem pelo exterior, o que caracteriza a contaminação pelo vírus como importada. Os pacientes têm históricos de viagens pela Itália, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Marrocos e Inglaterra.

 "São pessoas que estão com sintomas leves, ou seja, não estão hospitalizadas. Vão passar pelo isolamento social para que o vírus saia do corpo e possam retomar suas vidas normalmente", disse secretário de Saúde referindo-se ao três novos casos anunciados na manhã de ontem.

O primeiro caso confirmado, um homem de 42 anos, chegou em Maceió no último dia 03 e já está sendo acompanhado pelo Centro de Informação Estratégica e de Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS).

Também nesta quinta, os exames que atestam ou descartam o coronavírus passaram a ser realizados no estado, no Laboratório Central de Alagoas (Lacen). De acordo com Alexandre Ayres, a realização dos exames no estado vai permitir enxergar a curva do vírus no território alagoano. "Vamos saber  como está se comportando o vírus, o que vai direcionar as ações do governo", frisou.

Antes os casos suspeitos estavam sendo testados na Fundação Oswaldo Cruz, laboratório de referência nacional, em São Paulo.

"Vai facilitar a programação e agilizar o tempo de resposta, além de garantir que Alagoas tenha uma trabalho mais profissional no enfrentamento do coronavírus", acrescentou o governador Renan Filho a respeito das testagens no Lacen.

Na divulgação do boletim, o secretário também reforçou a importância do cumprimento dos decretos governamentais, do Governo do Estado e Prefeitura, e da higienização pessoal para frear a proliferação do vírus.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo: casal vence concurso após ficar mais de 38 horas dançando forró em Alagoas Alagoas reduz analfabetismo em quase 30% e bate recorde histórico com foco na infância e expansão da EJA Nota Fiscal Cidadã distribui R$ 2 milhões em prêmios; veja os ganhadores Dossiês completos e 'blitz encomendada': PF detalha esquema de espionagem de empresário alagoano