Alagoas tem a maior taxa de fecundidade do Nordeste com 1,77 filho por mulher, diz IBGE

Publicado em 27/06/2025, às 17h13
- Foto: Reprodução/Agência Brasil

Theo Chaves

Alagoas continua liderando a taxa de fecundidade entre estados do Nordeste, segundo dados divulgados nesta sexta-feira, 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

LEIA TAMBÉM

Embora o último Censo, realizado em 2022, tenha registrado uma queda significativa na taxa fecundidade em todas as regiões do país, Alagoas permaneceu tanto acima da média nacional (1,55) quanto da média do Nordeste (1,60), registrando índice de 1,77 filho por mulher.

Os dados ainda mostram que a Taxa de Fecundidade Total (TFT) em todas as regiões do Brasil diminui aproximadamente 40% por cada mulher. Em 2010, esse número era de 1,90, valor que já estava abaixo do nível de reposição populacional — estimado em 2,1. 

A Taxa de Fecundidade Total (TFT) do IBGE é um indicador demográfico que estima o número médio de filhos que uma mulher teria ao longo de sua vida reprodutiva (dos 15 aos 49 anos), com base nas taxas de fecundidade por faixa etária observadas em um determinado período.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE