Alagoas ultrapassa a marca de 500 reeducandos trabalhando fora dos presídios

Publicado em 23/11/2016, às 13h34

Redação

Há dois anos, duzentos reeducandos dos regimes aberto e semiaberto trabalhavam através dos convênios do setor de Reintegração Social da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Com empenho e dedicação, o Governo do Estado mudou essa realidade. Hoje, mais de 500 apenados estão empregados em instituições públicas e privadas.

LEIA TAMBÉM

Além de ofertar serviços de qualidade para sociedade, já ficou comprovado que o trabalho é fundamental para redução da reincidência criminal em Alagoas. Apenas 2% dos custodiados vinculados a Reintegração Social cometem novos delitos. Percentual bem inferior a média registrada para aqueles que cumprem pena no regime fechado nos presídios do país: 70%.  

A partir desta quarta-feira (23), mais um órgão do governo estadual terá seus serviços otimizados com a mão de obra carcerária. Ciente da importância das ações da Reintegração Social para equilibrar as contas públicas, propiciar um futuro digno e ressocializar os custodiados, a Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) firmou convênio com a Seris para empregar os apenados.

O secretário de Transporte, Mosart Amaral, fez questão de enaltecer a iniciativa e falar dos benefícios do trabalho para gerar uma perspectiva de futuro aos custodiados. 

“Acreditamos neste projeto transformador. Os trabalhadores chegam para complementar o quadro funcional. Com esse incremento iremos melhorar o atendimento, a limpeza e as demais rotinas administrativas”, comenta Amaral.

Selo Ressocializador – No dia 6 de dezembro, no Palácio Aqualtune, a partir das 18h, haverá uma solenidade para homenagear as empresas que absorvem mão de obra carcerária e participam dos projetos da Reintegração Social em Alagoas. Atualmente, 27 instituições públicas e privadas contam com os trabalhos de 514 custodiados. Quando iniciado em 2011, existiam apenas quatro convênios. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Réveillon inédito na Barra de São Miguel trará experiência sensorial para o público 35+ Homem morre afogado em barragem de Coité do Nóia; sobrinho presenciou o caso Carreata do Natal Solidário entrega doações no Sertão de Alagoas Motorista morre preso às ferragens em acidente entre carro e caminhão, na BR-424, em Marechal Deodoro