Alagoas vai ganhar novos CEUs da Cultura

Publicado em 10/07/2025, às 07h00

Flávio Gomes de Barros

Além do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), inaugurado nesta terça-feira, 8, no bairro Benedito Bentes pelo vice-prefeito de Maceió, Rodrigo Cunha (Podemos), e pela Ministra da Cultura, Margareth Menezes, outros seis equipamentos semelhantes estão previstos para implantação nos próximos anos em Alagoas.

LEIA TAMBÉM

Esses novos CEUs da Cultura, que também integram o programa Territórios da Cultura, serão construídos nas cidades de Pilar, Arapiraca, Rio Largo, Rio Branco, Santana do Ipanema e União dos Palmares, reunindo em um só lugar biblioteca, cine teatro, salas de formação, espaços esportivos e áreas para inclusão digital e convivência.

O objetivo é fortalecer a política de acesso à cultura em regiões periféricas e ampliar a oferta de ações culturais e educativas para jovens e comunidades em situação de vulnerabilidade, como eplica a ministra Margareth Menezes: 

"Isso é que a gente tem que entender, como é importante quando chega o equipamento cultural num lugar onde as pessoas nunca tiveram acesso. Cultura, arte, é transformação, é oportunidade de emancipação do pensamento, mas também geração de emprego e renda. Então, significa isso também: melhorar a vida das pessoas." 
 
O secretário executivo do MinC, Márcio Tavares, reforça o caráter transformador do CEU da Cultura:

"Depois de 10 anos, conseguimos entregar esse espaço que une cultura, educação e esporte. Com a parceria da prefeitura de Maceió, o CEU vai ser um lugar de encontro, formação, leitura, robótica e oportunidade de profissionalização."

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar