Alckmin afirma que Brasil publicará decreto de reciprocidade até terça (15)

Publicado em 13/07/2025, às 15h32
O vice-presidente Geraldo Alckmin - Ricardo Stuckert / PR

TNH1

O governo Lula deve publicar até terça-feira (15) o decreto que regulamenta a chamada lei da reciprocidade, instrumento que permitirá ao Brasil adotar medidas em resposta à sobretaxa de 50% anunciada pelos Estados Unidos para produtos brasileiros. A informação foi confirmada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), neste domingo (13), em São Paulo.

LEIA TAMBÉM

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião neste domingo (13) para preparar a reação formal ao anúncio de Donald Trump. Alckmin afirmou que a prioridade ainda é reverter a decisão americana antes que entre em vigor, no dia 1º de agosto.

"Acreditamos que essa tarifa é inadequada e não encontra justificativa", disse o vice-presidente durante a inauguração de um viaduto em Francisco Morato, na Grande São Paulo.

Na última quarta-feira (9), o vice-presidente afirmou que o governo brasileiro não mudará seu tom apesar da ameaça do presidente dos EUA.

Alckmin reiterou que considera as tarifas dos EUA contra o Brasil injustas e que prejudicam a própria economia norte-americana. O vice-presidente afirmou que os dois países têm 200 anos de amizade.

Como aconteceu com outros países nesta semana, o anúncio do tarifaço ocorreu por meio de uma carta dirigida ao presidente Lula e publicada no perfil de Trump na rede social Truth Social.

Trump justifica a tarifa alegando que a relação comercial entre os dois países é "muito injusta" e "não recíproca", citando políticas tarifárias e não tarifárias do Brasil e supostos déficits comerciais dos Estados Unidos.

No entanto, os números oficiais mais recentes desmentem a afirmação de Trump. Faz 17 anos que o fluxo de bens entre os dois países favorece os americanos, que vendem mais do que compram.

Além de discutir a tarifa, o republicano saiu em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na carta e criticou decisões do STF (Supremo Tribunal Federal).

Trump afirmou que a forma como o Brasil tem tratado Bolsonaro é uma vergonha e que o julgamento contra o ex-presidente é uma "caça às bruxas que precisa ser encerrada".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Suspeitos armados em carro são denunciados após possíveis disparos em Delmiro Gouveia Homem procurado por homicídios em Maceió morre após troca de tiros com a PM Suspeito de atropelar médica na Fernandes Lima é ouvido pela polícia; ele não tinha CNH Homem é preso em Piaçabuçu após mandado expedido pela Justiça de Pernambuco