ALE aprova projeto com regras para uso da Inteligência Artificial pela administração pública

Publicado em 25/11/2023, às 07h21
Assessoria -

TNH1 com Assessoria

A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) aprovou, em 1º turno, o projeto de lei nº 604/2023 que estabelece diretrizes para o uso da inteligência artificial pela administração pública estadual. A aprovação aconteceu durante sessão ordinária nesta sexta-feira, 24. 

LEIA TAMBÉM

Como justificativa, o Governo apontou que a matéria visa ao “atendimento do interesse público, especialmente no que diz respeito à criação de um ambiente seguro para o processo de inovação, a fim de que se possa incorporar, nos mais diversos quadrantes do Poder Público, sistemas computacionais inteligentes, os quais podem contribuir para a alocação eficiente de recursos e para o aprimoramento da prestação de serviços à coletividade.”

O artigo 1º do projeto estabelece princípios e diretrizes para o uso responsável da inteligência artificial, com o objetivo de impulsionar o processo de inovação e resguardar os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos.

Já o artigo 3º lista os parâmetros éticos adequados e princípios como o crescimento inclusivo, não discriminação, justiça, transparência e proteção de dados.

As pessoas afetadas pelos sistemas de IA, conforme cita o artigo 4º, possuem os direitos de saber previamente quando este tipo de interação for ocorrer; contestar decisões ou previsões que produzam efeitos jurídicos; à privacidade; entre outros.

Confira o texto do PL na íntegra aqui.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC