ALE debateu regulamentação de cães de porte grande em sessão especial

Publicado em 12/08/2025, às 13h50
- Ascom ALE

Ascom ALE

A Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 11, uma sessão especial, proposta pelo deputado Cabo Bebeto (PL), para discutir a regulamentação da posse e circulação de cães de raças como pit bull, rottweiler e dogo Argentino. O debate ocorreu durante a tramitação do projeto de lei ordinária nº 913/2024, de autoria de Cabo Bebeto, que estabelece regras rígidas para tutores, incluindo uso obrigatório de focinheira e restrições a locais públicos. A lei ordinária 9.622/2025, que já está em vigor também foi tema de discussão durante a sessão.

LEIA TAMBÉM

O propositor da sessão abriu a discussão destacando a necessidade de equilibrar direitos dos animais e segurança pública. "Viemos abrir a Casa para ouvir a sociedade alagoana. O objetivo é propor o melhor para todos, mesmo sabendo que não daremos conta de agradar a todos", afirmou. O parlamentar reforçou que a proposta não proíbe a criação, mas busca prevenir acidentes: "Vamos ouvir técnicos e criadores responsáveis para fazer uma lei mais justa", desse, reconhecendo que o tema não é só uma questão ambiental, mas também de segurança pública.

Vítima - David Osório Cleto, vítima de um ataque, fez um relatou sobre o seu caso. "O cachorro me atacou por menos de um minuto e meio, destruindo minha perna esquerda. Tive trombose aguda e hoje convivo com uma debilidade permanente", descreveu, revelando que acorda com "uma perna praticamente morta" e traumas psicológicos. O incidente ocorreu quando um dogo argentino invadiu sua residência no condomínio onde mora. "O tutor alegou que o cão levantou o portão com os dentes e fugiu", relatou Cleto, que recebeu indenização de R$ 26,8 mil, mas ressaltou: "Não estou feliz com esse valor. Perdi minha saúde".

Cleto contestou argumentos contra a estigmatização de raças: "Quando vejo gente contrária às restrições, digo: é contrário à vida então?" questionou citando casos extremos, como o de uma mulher perdeu o braço e o de outra que teve o rosto desfigurado. Ele ainda fez duras críticas à posse irresponsável. "O dogo argentino foi criado no início do século XX para caçar javalis e onças. Não é animal para condomínios com 38 câmeras e seguranças. A focinheira ajuda, mas não evita fugas. Precisamos impedir que certas raças vivam em áreas comuns", disse afirmando que esta discussão salva vidas.

O deputado Delegado Leonam (União), coautor da sessão, trouxe o debate para o campo jurídico: "Não podemos estigmatizar raças. O Código Civil, no artigo 936, já prevê que o tutor responde por danos causados por seus animais". Ele citou ainda a jurisprudência do STJ: "Quando o tutor instiga o animal a atacar, responde penalmente como se tivesse cometido o ato, o que chamamos de 'longa manus'", lembrando também que nos últimos anos aumentou a quantidade de famílias brasileiras que possuem animais e que a proibição dos mesmos não é ideal para os tutores.

Oliveira Neto, um dos criadores presentes na sessão, criticou a falta de infraestrutura para cumprir a lei atual: "Como cidadão, quero cumprir a lei hoje, mas não é possível, porque não há focinheiras ou enforcadores suficiente no mercado, também não há adestradores suficientes", questionou ele. O proprietário de canil com 30 anos de experiência defendeu critérios por peso, não por raça: "O maior índice de ataques vem de cães sem raça definida. Queremos profissionalizar a criação, se alguém deseja um animal de grande porte, que o faça corretamente", defendeu ele. Ele sugeriu a necessidade de adquirir cães em canil de procedência, com o histórico do animal, certificados com pedigree. "Isso ajuda a identificar e reduzir o índice de ataques".

Adriana Alves, presidente da Comissão de Bem-Estar Animal da OAB-AL, deixou sua perspectiva sobre bem-estar animal: "Não existe animal 'mau'. O estresse causado por tutores negligentes, seja má alimentação ou tratamento, é o real problema". E ela elogiou o espaço para diálogo. "Esta Casa está avançando ao discutir ajustes para uma lei mais perfeita".

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador em exercício sanciona reajuste dos servidores do Judiciário de Alagoas Conheça os grandes vencedores do 32º Prêmio Guerreiros da Criação Daqui a pouco começa a maior premiação da publicidade alagoana Alagoas registra menor nível de pobreza da história, aponta IBGE