ALE publica lei que inclui 'Educação Financeira' nas propostas pedagógicas do estado

Publicado em 04/10/2023, às 10h51
-

Assessoria

A Assembleia Legislativa de Alagoas publicou, nesta terça-feira (03), a lei 8.992 que trata da inclusão do tema educação financeira nas propostas pedagógicas dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, seja públicos e privados, no âmbito do Estado de Alagoas. 

LEIA TAMBÉM

Hoje, educação financeira faz parte da Base Nacional Comum Curricular. Porém, ela não faz parte das matérias obrigatórias. Assim, o ensino dessa área é uma decisão de cada escola.

Com a aprovação, as escolas de Alagoas têm um período mínimo de 180 dias para incluir o tema nas propostas pedagógicas. O Conselho Estadual de Educação vai regulamentar, conforme disposição do Poder Executivo, o cumprimento do que foi estabelecido nesta Lei.

Para o autor do projeto, Deputado Mesaque Padilha (União Brasil) a inclusão desse tema nas redes de ensino pode contribuir na educação das pessoas em como gerir as finanças de forma equilibrada, além de melhorar a qualidade do ensino básico e fundamental. 

''Tratar o tema educação financeira diante dos cenários econômicos do País, contribui para que o aluno consiga entender a formação da renda familiar, da poupança, dos custos dos bens, etc. Questões essas que estão presentes na vida cotidiana dos jovens e adultos'', afirma Mesaque.

A educação financeira ajuda a decidir como usar ou aplicar o dinheiro, ou seja, a controlar as receitas e despesas pessoais ou do seu negócio.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC