Alemanha deve eleger hoje presidente apoiado por Merkel e contrário a Trump

Publicado em 12/02/2017, às 10h50
-

Redação

A Alemanha vota neste domingo para eleger seu novo presidente e o ex-ministro de Relações Exteriores Frank-Walter Steinmeier, designado pela imprensa como contrário ao presidente dos EUA, Donald Trump, é o favorito para vencer as eleições. 

LEIA TAMBÉM

O presidente alemão tem pouco poder executivo, mas é considerado uma importante autoridade moral. O novo chefe de Estado sucederá Joachim Gauck, um ex-pastor de 77 anos e ativista pró-democracia da Alemanha Oriental que não está buscando um segundo mandato de cinco anos devido à sua idade.

O presidente é eleito por uma assembleia especial de 1.260 membros composta pelos 630 Parlamentares na câmara baixa do parlamento e um número igual de representantes dos 16 estados alemães.
Steinmeier, ministro das Relações Exteriores da Alemanha até o mês passado, tem a "grande coalizão" da chanceler, Angela Merkel de centro-direita e centro-esquerda. 

A votação presidencial provavelmente será um dos últimos momentos de coligação de uma eleição parlamentar em setembro, em que Merkel está buscando um quarto mandato. Ambos os lados esperam terminar a "grande coalizão".

Steinmeier, de 61 anos, é normalmente um estudioso diplomático, mas fortemente criticou Donald Trump durante a campanha eleitoral dos EUA. Perguntado em agosto sobre a ascensão do populismo de direita na Alemanha, Steinmeier criticou aqueles que "fazem política com medo".

Além dele, existem quatro outros candidatos na eleição deste domingo. O opositor Partido de Esquerda nomeou Christoph Butterwegge, um cientista político e professor que se opôs às reformas econômicas de Schroeder. Um vice-líder de Alternativa para a Alemanha, Albrecht Glaser, também está na disputa, assim como Alexander Hold, nomeado pelo pequeno partido Eleitores Livres na Baviera, e Engelbert Sonneborn, o pai de um satírico. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos Ônibus com estudantes cai de penhasco na Colômbia e deixa 17 mortos