Alerta: cibercriminosos estão indo atrás de cidadãos que resgatam FGTS

Publicado em 13/03/2017, às 10h01

Redação

A Kaspersky Lab soltou uma nota alertando sobre os perigos na hora do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). De acordo com a empresa, cibercriminosos estão utilizando técnicas de phishing e malware para conseguir dados de cidadãos que têm alguma quantia para sacar no banco — são mais de 4,8 milhões de brasileiros que já podem receber o pagamento, nascidos entre janeiro e fevereiro.

LEIA TAMBÉM

"Para disseminar os ataques os criminosos têm usado sites falsos, e-mails maliciosos e posts em redes sociais, tudo com o objetivo de distribuir trojans bancários, alterar o roteador da vítima e assim roubar dados pessoais", notou a Kaspersky.

Mais perigoso, por se tratar de um ambiente mais relaxado, o Facebook também é alvo. Isso porque os hackers black hat estão criando páginas falsas para ludibriar usuários e roubar dados sensíveis.

“A tendência é que os ataques com estes temas aumentem conforme o governo vai liberando o dinheiro”, afirma Thiago Marques, analista de segurança da Kaspersky Lab no Brasil. “A quantidade de sites não oficiais trazendo supostas informações dos saques, alguns deles pedindo informações pessoais do visitante podem ser usados em golpes onde seria possível até mesmo sacar indevidamente o dinheiro das vítimas”, informa o analista.

A técnica de phishing é usada dessa maneira para conseguir os dados via plataformas de e-mail.

Veja agora como é uma página falsa no Facebook voltada para fins maliciosos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Filho de traficante tem mural em sua homenagem em ponto turístico no Rio Tenente-coronel é preso suspeito de matar esposa PM e tentar forjar suicídio STF determina prova adaptada para candidato a delegado com nanismo PM Gisele: perícia faz 24 laudos para revelar que coronel matou esposa com tiro na cabeça