João Victor Souza e Pedro Acioli*
Um alerta meteorológico de cor vermelha foi emitido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL) na manhã desta terça-feira (17), com indicação de chuvas que devem elevar os acumulados de água em cidades alagoanas, acompanhadas por rajadas de vento em pontos isolados. A previsão da meteorologia é que as chuvas continuem até a quarta-feira (18).
LEIA TAMBÉM
As áreas atingidas neste período chuvoso são: Maceió, região metropolitana, Litoral, Baixo São Francisco, Zona da Mata e parte do Agreste. Nas demais regiões do estado, também há previsão de chuva, mas de intensidade fraca a moderada.
"A atuação de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera, sobre o Oceano Atlântico na costa leste da região Nordeste do Brasil, está favorecendo a formação de áreas de nebulosidade convectiva e o escoamento em baixos níveis podendo gerar rajadas de vento de intensidade moderada. Há previsão de chuva de intensidade moderada no Estado de Alagoas. Atenção especial para as regiões do Litoral, (incluindo a região metropolitana de Maceió),
Baixo São Francisco, Zona da Mata e Agreste", informou a Semarh-AL.
Diante da situação, a secretaria alerta para risco elevado de alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana. Também há atenção para elevação de pequenos riachos, com aumento significativo do risco para deslizamentos em áreas de encosta.
"Os níveis dos principais rios e bacias hidrográficas monitorados do estado seguem sob acompanhamento contínuo. Caso necessário, será emitido um alerta hidrológico. A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento", destacou o comunicado.
Inmet alerta para chuvas com "potencial perigo" para 64 municípios
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, nesta terça-feira (17), o alerta de "potencial perigo" de chuvas para Maceió e outras 63 cidades de Alagoas. O aviso é válido até às 10h de quarta-feira (18), porém pode ser estendido.
É recomendado evitar enfrentar o mau tempo, além do uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Também é aconselhado observar alterações nas encostas. Mais informações podem ser obtidas através da Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).
Confira a lista das cidades em alerta:
*Estagiário sob supervisão
LEIA MAIS