A vacinação como prevenção

Publicado em 18/10/2025, às 10h00

Flávio Gomes de Barros

Este sábado, 18,  é o Dia D de Multivacinação para a atualização do cartão de vacinação de crianças, adolescentes e adultos até 59 anos e em Maceió estarão abertas 29 Unidades de Saúde, das 8 às 17 horas.

LEIA TAMBÉM

É mais uma iniciativa visando atenuar os efeitos negativos da desinformação que ganhou corpo no Brasil, especialmente desde a época da pandemia de Covid-19, sobre a aplicação de vacina, com qualquer finalidade que seja.

Entretanto, a classe médica tem insistido nos benefícios da vacinação, a exemplo da alergista e imunologista Brianna Nicoletti, que em artigo no portal “O Antagonista”, enumera motivos importantes para manter as vacinas em dia.

A saber:

  1. Vacinação é para todas as idades

Segundo Brianna Nicoletti, o cuidado com a imunização deve acompanhar todas as fases da vida — da infância à terceira idade. “Muitas pessoas acreditam que a vacinação é importante apenas para crianças, mas ela é necessária em todas as idades. Manter as vacinas em dia protege contra doenças graves, reduz complicações e ainda ajuda a controlar a circulação de vírus e bactérias na comunidade”, afirma.

  1. A imunidade coletiva protege quem não pode ser vacinado

A especialista ressalta que se vacinar é um ato de responsabilidade social, que ajuda a proteger os mais vulneráveis. “Quando uma parcela significativa da população está imunizada, aqueles que não podem ser vacinados, como pessoas imunodeprimidas ou bebês muito pequenos, também ficam protegidos”, explica.

  1. Reforços e doses adicionais são essenciais

Além das vacinas da infância, é importante manter o calendário atualizado ao longo da vida, com doses de reforço que garantem a proteção contínua. “Algumas vacinas exigem reforço ao longo da vida para garantir proteção completa. O acompanhamento com o médico é fundamental para não deixar lacunas na imunização”, alerta Brianna Nicoletti.

As vacinas passam por rigorosos testes de eficácia e segurança antes de serem disponibilizadas para a população .

  1. Vacinas são seguras e eficazes

A imunologista reforça que a vacinação é um ato seguro, baseado em décadas de pesquisa e evidências científicas. “Todos os imunizantes aprovados passam por rigorosos testes de eficácia e segurança antes de serem disponibilizados. Os efeitos colaterais são geralmente leves e temporários, muito menores que os riscos das doenças que previnem”, destaca.

  1. Manter a vacinação em dia é um ato de cuidado

Cada dose aplicada protege o próprio indivíduo e contribui para a saúde coletiva. “Cada dose aplicada é uma proteção para você e um passo para uma comunidade mais saudável”, afirma a especialista.

  1. Consulte sempre seu médico

O acompanhamento profissional garante que o calendário vacinal esteja completo e adequado às necessidades individuais de cada membro da família, garantindo proteção contínua e eficaz.”

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

COMUNICADO Com Boulos no Planalto, Lula tenta reconstruir a esquerda O coração dividido de Luciano Barbosa Ufal é destaque em novas variedades de cana-de-açúcar