Alerta sobre tendência perigosa entre adolescentes que pode levar à perda de dentes

Publicado em 07/08/2025, às 08h51
- Foto: Ilustrativa/Freepik

Revista Crescer

É importante ter cuidado ao aceitar conselhos médicos nas redes sociais. Um especialista em odontologia alertou que truques odontológicos virais, como aparelhos ortodônticos e lixamento dentário feitos em casa, estão levando adolescentes aos ortodontistas com sérios danos. Chris Freeman, da Freeman Orthodontics, alertou: “Estamos vendo de tudo, desde alinhadores caseiros até obturações dentárias, e as consequências são graves: perda irreversível de dentes, infecções e danos ósseos profundos”.

É claro que as consequências de seguir essas dicas podem ser graves. Mas quais devem ser evitadas com mais cuidado e por quê? Em entrevista ao Mirror, o especialista analisou — uma a uma — das tendências ortodônticas mais perigosas nas redes sociais e explica os riscos envolvidos.

Colando suportes em casa

Adolescentes estão comprando aparelhos ortodônticos online e colando-os com cola caseira, uma tendência nas redes sociais. No entanto, isso pode causar a interrupção do fluxo sanguíneo para o dente, danos à raiz ou até mesmo a perda do dente. Freeman aconselha: “Sempre faça a colagem dos braquetes profissionalmente com materiais seguros e de grau médico”.

Removendo aparelho em casa

Nessa arriscada tendência "faça você mesmo", adolescentes tentam remover seus aparelhos ortodônticos usando alicates. No entanto, isso pode rasgar o esmalte, danificar os nervos ou fazer com que os dentes se movam drasticamente para fora do lugar. Freeman aconselha: “Nunca tente remover o aparelho sozinho. Sempre leve o aparelho ao seu ortodontista para ajustá-lo ou removê-lo profissionalmente.”

Usando elásticos para fechar lacunas

Essa tendência faz com que os adolescentes enrolem pequenos elásticos em volta dos dentes para fechar espaços. No entanto, existe o risco de os elásticos escorregarem para baixo da gengiva, danificando a estrutura óssea e potencialmente causando a perda dos dentes. Quanto a isso, Freeman diz: “Sempre deixe um profissional supervisionar quaisquer ajustes para evitar danos ósseos.”

Alinhadores transparentes faça você mesmo e impressão 3D

Alguns adolescentes tentam moldar ou imprimir seus próprios alinhadores em 3D após assistir a tutoriais online. No entanto, isso pode ser perigoso, pois sem exames adequados, radiografias e supervisão especializada, os dentes podem se mover na direção errada, levando a sérios desalinhamentos e problemas na mandíbula. Chris Freeman: “Tratamentos seguros com alinhadores transparentes exigem um plano de um provedor licenciado e exames regulares.”

Lixar os dentes

Vídeos virais mostram adolescentes usando lixas de unha para raspar os dentes, pensando que isso "abrirá espaço". O risco vem do excesso de lixamento, que pode expor os nervos, enfraquecer os dentes e alterar permanentemente seu formato. Freeman alerta: “Somente um dentista ou ortodontista deve remodelar o esmalte – e somente quando for absolutamente necessário para sua saúde bucal.”

Ele acrescenta: "Aparelhos e alinhadores fazem mais do que apenas alinhar seu sorriso – eles protegem sua mordida, seu maxilar e sua saúde bucal a longo prazo. Confiar em truques caseiros virais pode atrasar o tratamento em anos e custar milhares de dólares para consertar. Se você se sentir tentado por um truque viral, converse primeiro com seu ortodontista."

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Ministério da Saúde inicia vacinação de 26,7 mil profissionais de saúde contra a dengue em Alagoas Anvisa indica vacina contra o HPV para prevenir mais tipos de câncer Começa vacinação de 1,2 milhão de profissionais de saúde contra dengue Câmara aprova urgência para votar quebra de patente do Mounjaro