Alexandre de Moraes é sorteado relator do caso Maielle no STF

Publicado em 15/03/2024, às 10h43
-

Alexandre de Moraes é sorteado relator do caso Maielle no STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado para ser o relator das investigações sobre os homicídios da vereadora Marielle Franco (Psol) e do motorista Anderson Gomes. O crime completou seis anos nesta semana. O caso foi enviado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde tramitava, para o Supremo após o entendimento de que havia elementos para mudança de foro por conta das investigações em curso.

LEIA TAMBÉM

No Supremo, só correm inquéritos e ações penais que envolvem senadores, deputados federais e outras autoridades federais, como ministros, presidente da República e integrantes de tribunais superiores. No STJ, tramitam processos contra governadores de estado, desembargadores e conselheiros de tribunais de contas dos Estado.

A mudança de foro está atrelada às investigações desencadeadas pelas delações premiadas de Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, ex-policiais militares presos pelo assassinato da vereadora e de seu motorista. Lessa foi expulso da PM do Rio de Janeiro e condenado a quatro anos e meio de prisão pela ocultação das armas que teriam sido usadas no crime.

O inquérito sobre os mandantes e responsáveis pela morte de Marielle e Anderson foi enviado nessa quarta-feira pelo ministro Raul Araújo, do STJ, para o Supremo, após menção ao nome de um parlamentar, ainda mantido em sigilo. Não há informações se o congressista foi citado como possível mandante ou teve apenas seu nome mencionado em outra circunstância, já que o caso está sob sigilo.

Caberá ao Supremo, com a relatoria de Alexandre de Moraes, decidir se valida o acordo de delação premiada negociada por Ronnie Lessa. Os dois ex-policiais militares estão presos desde 2019 e são réus pelo duplo homicídio. Mas ainda falta esclarecer quem mandou matar Marielle e Anderson e com qual motivação.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Integrantes de organizada do CSA proibidos de frequentar jogos: veja ficha criminal Tribunal italiano encerra audiência sobre extradição de Zambelli TJ de Alagoas alerta população sobre golpe do precatório STJ determina afastamento de ministro Marco Buzzi após acusação de importunação sexual