Alfredo Gaspar: "Senadores se escondem para não fiscalizar o STF"

Publicado em 14/02/2026, às 07h00

Flávio Gomes de Barros

Do deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil/AL), relator da CPMI do INSS, se manifestou, em vídeo publicado nas redes sociais, com críticas aos senadores por não adotarem uma postura mais enérgica em relação ao STF:

LEIA TAMBÉM

“É impressionante a apatia do Senado da República diante dos graves fatos que vêm ocorrendo no Supremo Tribunal Federal. É impressionante como membros do Senado se escondem para cumprir a sua função de fiscalizar o Supremo Tribunal Federal. Olha, ninguém, ninguém mesmo, deve estar acima da lei. Assim diz a Constituição.

Na prática, os membros do Supremo Tribunal Federal são intocáveis. O afastamento do ministro Dias Toffoli, após relatório da Polícia Federal, não pode abafar as irregularidades que foram constatadas.

O Supremo Tribunal Federal é um poder da República, um poder vitalício, tem que prestar contas à nação, e o Senado da República tem que ter independência e responsabilidade para cobrar do Supremo Tribunal Federal que se porte à altura dos interesses da nação. Chega de covardia, chega de impunidade”.

Sintetizando, o parlamentar alagoano cobra mobilização do Senado para fiscalizar e corrigir irregularidades na atuação do STF, como no caso das explicitas e irregulares relações do ministro Dias Toffoli com o Banco Master, comprovadas por suas ligações e mensagens com Daniel Vorcaro, dono da instituição bancária.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Um embate civilizado na Câmara de Maceió Deputada Heloísa Helena diz por que apoia CPMI do Banco Master A conta do Master chegou. Saiba quem paga... Braskem nega ter responsabilidade em prejuízo do Banco do Brasil