Alô Saúde Mental vai orientar sobre transtornos mentais em meio à pandemia

Publicado em 01/06/2020, às 22h04
Igor Nascimento / Agência Alagoas -

Agência Alagoas

Estudos epidemiológicos apontam que o isolamento social é imprescindível para frear a curva de contaminação pelo novo coronavírus e evitar até 95% das mortes, conforme aponta o Imperial College de Londres. Mas, por outro lado, o confinamento tende a ocasionar sérios transtornos mentais, segundo apontam estudos produzidos por renomados pesquisadores da área. Para orientar as pessoas em sofrimento psicológico durante a pandemia da Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) lançou, nesta segunda-feira (1º), o Alô Saúde Mental, serviço com funcionamento diário, de domingo a domingo, das 7h às 19h, onde será possível receber orientações de psicólogos.

LEIA TAMBÉM

O Alô Saúde Mental terá o mesmo perfil do Alô Saúde, onde será possível acessá-lo através de uma plataforma de atendimento via whatsapp, que está disponível pelo número 3315-1532. Também no portal da Saúde Alagoas (www.saude.al.gov.br), o usuário terá a oportunidade de entrar em contato com psicólogos, por meio de um link exclusivo, via chat, que estará disponível permanentemente, permitindo tirar dúvidas e ser acolhido psicologicamente, quando estiver em situação de desconforto e sofrimento psíquico.

De acordo com o supervisor de Atenção Psicossocial da Sesau, Rodrigo Gluck, o Alô Saúde Mental foi idealizado porque, assim como o psicológico das pessoas é afetado pelo luto, problemas financeiros e falta de rotina, o isolamento causado pela Covid-19 também está afetando a psique das pessoas. “O confinamento, a falta de contato humano, autonomia e liberdade também são fatores agravantes que contribuem para o surgimento de transtornos mentais, e cabe às autoridades de saúde zelar pelo bem-estar mental dos cidadãos. Daí por que a relevância do serviço”, justificou.

Ainda de acordo com Rodrigo Gluck, há mais de um mês o jornal The New York Times publicou uma reportagem que mostrou o aumento de 37% no uso de ansiolíticos por parte dos norte-americanos. E, há duas semanas, a CNN Brasil exibiu uma reportagem em que a Organização das Nações Unidas (ONU) já alerta para uma crise global de saúde mental, causada em decorrência do novo coronavírus. Realidade que mostra a necessidade de cuidar do psicológico das pessoas confinadas em razão da pandemia da Covid-19.

Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, o Alô Saúde Mental atesta que o compromisso do governo de Alagoas é zelar pela saúde dos alagoanos de forma integral. “Sabemos que a saúde do corpo está relacionada ao bem-estar mental. Neste momento de isolamento, que é necessário para evitar um mal maior, é mais do que compreensível que as pessoas sofram com problemas psicológicos e, enquanto saúde pública, é nosso dever cuidar dos alagoanos em sua integralidade”, ressaltou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro Governador Paulo Dantas afasta secretário de Saúde após operação da Polícia Federal HGE realiza duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas