Alunas negras recebem placas com palavras de cunho racista em trote universitário

Publicado em 15/03/2024, às 11h50
Reprodução / Redes sociais -

Folhapress

Calouras da UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais) foram vítimas de racismo durante um trote universitário.

LEIA TAMBÉM

Crime ocorreu durante recepção dos alunos no campus de Frutal. A recepção foi realizada na segunda-feira (11).

Xingamentos racistas. Alunas negras que participavam do trote de recepção receberam placas com palavras racistas como "bombril" e "asfalto" durante a festa. A informação foi dada pelo coletivo Ágora Negra e pelo Diretório Acadêmico 'Chapa Igualité'.

Protesto no campus. Estudantes se reuniram no campus de Frutal para protestar contra o caso na noite de ontem.

Responsáveis por trote expulsos de grêmio estudantil. Em nota, a Sociedade Esportiva Pobrema afirmou que "os responsáveis por tais atos já foram punidos e expulsos". O grupo também pediu desculpas em nome dos estudantes de administração da universidade.

O UOL buscou a universidade para saber se alguma investigação foi aberta. O espaço será atualizado tão logo haja posicionamento.

A Polícia Civil também foi procurada para saber se houve registro de boletim de ocorrência. Não houve retorno sobre o assunto até o momento.

RACISMO X INJÚRIA RACIAL

A Lei de Racismo, de 1989, engloba "os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional". O crime ocorre quando há uma discriminação generalizada contra um coletivo de pessoas. Exemplo disso seria impedir um grupo de acessar um local em decorrência da sua raça, etnia ou religião.

O autor de crime de racismo pode ter uma punição de 1 a 5 anos de prisão. Trata-se de crime inafiançável e não prescreve. Ou seja: no caso de quem está sendo julgado, não é possível pagar fiança; para a vítima, não há prazo para denunciar.

Já a injúria racial consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem a fim de atacar a dignidade de alguém de forma individual. Um exemplo de injúria racial é xingar um negro de forma pejorativa utilizando uma palavra relacionada à raça.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Entenda o fim da escala 6x1 e o que deve mudar na rotina dos trabalhadores no país Funcionários de limpeza das salas VIP eram usados para tráfico de drogas no aeroporto de Guarulhos Após ventania, São Paulo tem 1,5 milhão de clientes sem energia VÍDEO: suspeito de jogar mulher do 10º andar chorou ajoelhado diante do caixão