Alunos cheiram pó de corretivo líquido em sala de aula; especialistas alertam sobre os riscos

Publicado em 07/04/2022, às 10h55
Reprodução -

Isto É

Alguns vídeos que estão circulando nas redes sociais mostram alguns estudantes raspando o corretivo líquido, também conhecido como branquinho, e cheirando o pó produzido. Segundo os médicos, isso pode causar danos às mucosas do nariz, agravar quadros de rinite e sinusite e provocar intoxicação. As informações são do G1.

LEIA TAMBÉM

Nos vídeos, os alunos aplicam o corretivo na carteira da sala de aula, raspam, e inalam o pó por meio do tubo da caneta. Nas redes sociais, alguns estudantes relatam que os colegas foram expulsos depois de fazerem a chamada “trend do corretivo”. “Fizeram a trend do corretivo e agora deu polícia na escola”, escreveu um estudante.

“Tony foi suspenso porque gravou um TiktTok cheirando branquinho”, relatou outro.

Para tentar coibir essa prática, algumas escolas enviam comunicados aos pais alertando sobre o caso e pedindo para que eles fiquem atentos às redes sociais dos seus filhos.

Riscos à saúde

O médico otorrinolaringologista Eduardo Macoto explicou os danos que o corretivo causa nas mucosas dos narizes. “Essas partículas mantidas no nariz podem provocar irritação na mucosa, levando à ardor, dor e sangramento nasal, que podem ser tratadas com limpeza nasal com soluções salinas.”

“Elas também podem provocar doenças, como a exacerbação de quadros de rinite alérgica, episódios de rinossinusite aguda, ou até intoxicação”, completou.

O diretor da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia Cérvico-Facial (Arbol-CCF) de São Paulo, Eduardo Macoto Kosugi, destacou que “toda substância estranha ao nosso corpo que entra no nariz pode produzir algum mal”.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Quem era a empresária morta em acidente com Porsche em SC Defesa Civil alerta para temporais em SP a partir desta terça-feira Mulheres seguras: câncer de mama e outras doenças graves aumentam busca por seguro de vida entre público feminino Após quase dois meses na UTI, advogada que salvou família em incêndio acorda e se comunica com familiares