Análise do Caged mostra Alagoas na 4ª posição na geração de empregos no Nordeste

Publicado em 26/03/2021, às 19h26
Itawi Albuquerue/ TNH1 -

Assessoria

A análise do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do mês de janeiro/2021 mostrou que Alagoas ficou na quarta posição na geração de empregos da região Nordeste. E, mais uma vez, a maior parte deles foram gerados pelas micro e pequenas empresas locais, com 2.039 vagas. Mesmo com o cenário de crise causado pela pandemia, o resultado foi superior ao mesmo período em 2020, quando foram criadas apenas 670.

LEIA TAMBÉM

O saldo de empregos gerados pelas MPE por setor foi liderado pelos serviços, com 905 vagas; seguido pelo comércio, com 592; construção civil, 303; indústria de transformação, 221; agropecuária, 11 vagas; extrativa mineral, seis vagas e limpeza urbana, esgoto, eletricidade e água uma vaga.


Analista da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Alagoas, Fábio Leão, destaca que os resultados positivos são, em grande parte, em decorrência dos programas de apoio à economia, entre eles: Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda; auxílio emergencial para pessoas em situação de exclusão social; Pronampe - acesso ao crédito e aos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada.


Fábio Leão destaca que o encerramento dos programas, no final do ano passado, e o retorno do fechamento do comércio já começam a diminuir a tendência da realização de novas contratações. Ele reforça que é preciso agir para mitigar esse impacto, especialmente com o retorno de alguns desses programas de auxílio empresarial. 


"O Governo do Estado lançou uma linha de crédito para beneficiar empresas do setor de turismo. E a sinalização do Senado e da Câmara é de retorno de programas como o Auxílio Emergencial, ampliação do programa de socorro aos empregos e também o Pronampe (crédito)”, ressalta Fábio Leão.


Ainda segundo o relatório de análise Caged, no Brasil, entre julho de 2020 e janeiro de 2021, o saldo de empregos criados pelas micro e pequenas empresas ficou em 195.641 vagas.

Atendimento remoto e presencial


Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.


O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar Morre no HGE mulher vítima de incêndio provocado pelo companheiro em Marechal Deodoro