Terra
O Brasil tem neste mês seus últimos dois compromissos no ano. Senegal e Tunísia foram os rivais escolhidos pela CBF para a seleção brasileira encerrar 2025. O grupo que enfrentará as duas seleções africanas será revelado por Carlo Ancelotti nesta segunda-feira, 3, às 15h.
LEIA TAMBÉM
O duelo contra o Senegal será no dia 15 de novembro, no Emirates Stadium, em Londres, na Inglaterra, às 13h (de Brasília). Três dias depois, a seleção encara a Tunísia no Decathlon Stadium, em Lille, na França, às 16h30 (de Brasília).
Os amistosos com adversários da África atendem a um pedido de Ancelotti. A comissão técnica argumenta que é necessário testar a equipe contra diferentes escolas do futebol mundial. Mas quais são os atletas que estarão na quarta convocação do italiano desde que assumiu o comando da seleção pentacampeã?
Vitor Roque é um dos atletas no radar do italiano, que deve ampliar seu olhar sobre o futebol brasileiro. Na última convocação, ele chamou apenas três jogadores que atuam no Brasileirão: Hugo Souza, Fabrício Bruno e Paulo Henrique. Os dois primeiros não devem ser novamente lembrados. É esperado que o lateral do Vasco, elogiado pelo jogo contra o Japão, ganhe mais uma chance.
Vitor Roque agrada por sua força e versatilidade e pode ser a grande novidade na lista a ser divulgada nesta segunda. O Tigrinho tem 17 gols no ano e faz dupla goleadora com Flaco López no Palmeiras. Caso seja convocado, desfalcará em ao menos uma partida o time alviverde, que encara o Santos no dia 15 em duelo atrasado da 13ª rodada do Brasileirão.
Forte, veloz e goleador, Rayan, jovem atacante do Vasco de 19 anos, é outro nome considerado pelo treinador, que viu de perto o jogador neste domingo, já que esteve em São Januário para assistir à vitória do São Paulo sobre o Vasco por 2 a 0.
Há outro vascaíno na pré-lista de Ancelotti: Philippe Coutinho. O talentoso meio-campista de 33 anos não atingiu mais o auge dos tempos de Europa, sobretudo de Liverpool, mas reencontrou o bom futebol ao retornar no ano passado ao Vasco e virar protagonista na campanha que busca colocar o time cruzmaltino na Libertadores.
O italiano pensa também em testar Luciano Juba, do Bahia, na lateral-esquerda. Jean Lucas, outro destaque do time baiano, já foi chamado uma vez e é possível que volte a vestir a amarelinha.
Ancelotti fará apenas mais duas convocações, a desta segunda e outra em março, antes de divulgar a lista final para a Copa do Mundo. O italiano avisou que, no momento, tem 15 ou 16 nomes definidos em sua mente entre os 26 que disputarão o Mundial no Canadá, Estados Unidos e México.
A chamada lista larga de Ancelotti tem pouco mais de 50 atletas. Embora ele tenha dito que rejeita a ideia de fazer muitos experimentos, alguns novos nomes têm aparecido em cada convocações e os testes, ainda que poucos, seguirão porque ainda há muitas incertezas. Posições como a lateral-direita apresentam mais dúvidas que certas.
"Há muita variedade", afirmou o treinador sobre as opções que têm à disposição. "Obviamente que eu não posso chamar todos que eu não conheço, creio que esse grupo tem de ter uma base fixa de jogadores que serão muito importantes na Copa do Mundo".
Ancelotti assumiu a seleção brasileira em maio deste ano. Entre jogos das Eliminatórias e amistosos, o treinador soma seis jogos, com três vitórias, um empate e duas derrotas. Em três convocações, o italiano chamou, até agora, 45 atletas.
Todos os jogadores convocados por Ancelotti em suas três convocações:
LEIA MAIS