Ano político despertou curiosidade por fascismo e intervenção militar

Publicado em 12/12/2018, às 16h16
Militares | Exército Brasileiro/Flickr -

VEJA.com

Segundo relatório do Google, divulgado nesta quarta-feira 12, buscas sobre o que são fascismo e intervenção militar foram as principais pesquisas feitas no Brasil neste ano.

LEIA TAMBÉM

Durante a campanha eleitoral, candidatos e militantes opositores de Jair Bolsonaro tentaram associar a imagem do então presidenciável ao regime ultranacionalista estabelecido por Benito Mussolini, em 1922, na Itália, que gerou um Estado totalitário no país. A proximidade de Bolsonaro, capitão reformado do Exército, com os militares, e algumas de suas declarações sobre minorias eram os principais argumentos utilizados para classificá-lo como fascista.

Os questionamentos sobre intervenção militar ganharam notoriedade em pelo menos três ocasiões este ano: no contexto da intervenção federal no Rio de Janeiro, decretada pelo presidente Michel Temer em fevereiro deste ano, durante a greve dos caminhoneiros, iniciada em 21 de maio, quando algum dos manifestantes pediam a tomada de poder pelas Forças Armadas, e em alusão à possibilidade de Bolsonaro e seu vice, o general Hamilton Mourão, instaurarem uma ditadura militar.

Eleições
As eleições, inclusive, foram o terceiro tema mais buscado do ano, atrás de Copa do Mundo, realizada na Rússia, e o reality show Big Brother. O presidente eleito Jair Bolsonaro é o quarto tema mais procurado pelos internautas. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, desde 7 de abril, e o candidato do PT à presidência da República, Fernando Haddad, ocupam, respectivamente, a sétima e a oitava colocação. A “prisão do Lula” foi o sexto acontecimento mais buscado do ano.

Dentre os dez porquês mais buscados, três têm relação com as eleições: por que votar em Bolsonaro, na segunda colocação, por que não votar em Bolsonaro, na sexta colocação, e por que o Amoedo não participa dos debates, na nona colocação.

O que é Ursal?
No ranking de dez buscas mais feitas, dúvidas sobre o que é a União das Repúblicas Socialistas da América Latina (Ursal) ocupa o quarto lugar, atrás de o que é fascismo, intervenção militar e lúpulo. O termo viralizou durante a campanha eleitoral, quando, no debate promovido pela TV Bandeirantes, o candidato do Patriota à presidência da República, Cabo Daciolo, questionou o também presidenciável Ciro Gomes sobre a intenção do Foro de São Paulo, uma organização que reúne partidos políticos de esquerda, de executar “o plano Ursal”.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira Novas regras para horários de entrada e saída de hotéis já estão valendo; veja o que mudou CCJ do Senado aprova PL da Dosimetria e texto vai ao plenário Cadeirante é preso por perseguir há 20 anos famosa atriz da Globo; saiba quem é