Anvisa aprova 1ª teste para diagnóstico de monkeypox no Brasil

Publicado em 20/09/2022, às 13h13
Bernardo Portella / Fiocruz -

Folhapress

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta terça (19) o primeiro teste para diagnóstico da varíola dos macacos no Brasil. A agência diz que o processo para aprovação do produto levou 39 dias e atendeu aos requisitos do órgão, como desempenho clínico e o gerenciamento de risco.

LEIA TAMBÉM

Segundo a Anvisa, o teste é fabricado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e se destina ao diagnóstico e vigilância epidemiológica de orthopox, varíola dos macacos e varicella zoster. A tecnologia de detecção é semelhante ao usado pela Covid-19 e baseia-se em PCR, indicado para o processamento de amostras clínicas.

A disponibilidade do teste no mercado depende da empresa que possui o registro do produto.

COMO É A TRANSMISSÃO E QUAIS OS SINTOMAS DA VARÍOLA DOS MACACOS?

O Ministério da Saúde lançou em agosto uma campanha de conscientização sobre a doença, para orientar as pessoas sobre como lidar com esse problema.

CONFIRA ABAIXO OS SINTOMAS MAIS COMUNS DA DOENÇA

A transmissão acontece, na maior parte dos casos, por contato físico pele a pele com lesões, ou fluidos corporais, mas, também pode ocorrer através de objetos contaminados por alguém infectado. Importante relembrar que a doença afeta todo mundo, independente de sexualidade, idade ou raça.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

ANS inclui cirurgia robótica para câncer de próstata na cobertura obrigatória dos planos de saúde Maceió inicia vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório para gestantes Tratamentos que usam calor e frio são alternativas para câncer de próstata Chegam a Alagoas doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório