Anvisa proíbe produtos à base de alulose, um tipo de adoçante; entenda

Publicado em 26/12/2025, às 12h50
A proibição ocorreu porque a alulose não consta da lista de substâncias autorizadas pela Anvisa - Foto: Reprodução

Redação

Ler resumo da notícia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, a distribuição, a importação, a propaganda e o uso de produtos à base de alulose, uma espécie de adoçante, da empresa Sainte Marie Importação e Exportação. A medida foi publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira (22).

LEIA TAMBÉM

A proibição ocorreu porque a alulose não consta da lista de substâncias autorizadas pela Anvisa para o uso como adoçante ou ingrediente alimentar no Brasil.

De acordo com a agência, todos os alimentos ou ingredientes novos, ou seja, sem histórico de consumo no Brasil, devem ser submetidos à aprovação da Anvisa.

Na análise técnica, a Anvisa avalia se o processo de fabricação do novo ingrediente ou alimento não induz ou concentra substâncias que façam mal à saúde ou não extrapolam os níveis considerados seguros para a população.


 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Autismo: manejo adequado e intervenção precoce são decisivos para o desenvolvimento AVC infantil pode estar ligado a problemas cardíacos, alerta especialista Lipedema vai além da estética e pode ter relação hormonal Vacina da gripe não aumenta risco da doença, alerta ministério