Anvisa publica alerta sobre pomada para cabelo que causa cegueira temporária

Publicado em 16/12/2022, às 13h11
-

CNN

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um alerta sobre a ocorrência de efeitos colaterais graves causados supostamente pelo uso da pomada Ômegafix, utilizada para modelar e trançar cabelo.

LEIA TAMBÉM

O documento apresenta recomendações para o uso seguro desse produto, entre outros cosméticos. Segundo a agência, o indicado é que os consumidores sempre busquem itens regularizados pela Anvisa, que não é o caso da pomada.

Entre os consumidores que utilizaram o produto, foram relatados a perda temporária da visão, casos de ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.

Segundo a Anvisa, em um dos diagnósticos médicos, o paciente apresentou lesão grave nos olhos. Há ainda relatos de demora na recuperação da visão com prazos de até 15 dias.

Após tomar conhecimento dos relatos dos consumidores, a Anvisa chegou a publicar no Diário Oficial da União (DOU) uma medida que proibiu a comercialização, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso da Pomada para Tranças Ômegafix.

Ainda conforme as orientações da agência, é de fundamental importância que a ocorrência de quaisquer efeitos indesejáveis à saúde supostamente relacionados com o uso de cosméticos seja registrada.

CNN entrou em contato com a fabricante da pomada Ômegafix, mas ainda não obteve resposta.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

ANS inclui cirurgia robótica para câncer de próstata na cobertura obrigatória dos planos de saúde Maceió inicia vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório para gestantes Tratamentos que usam calor e frio são alternativas para câncer de próstata Chegam a Alagoas doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório