Anvisa suspende autorização de importação da vacina Covaxin

Publicado em 27/07/2021, às 13h19
Reprodução / Instagram / Bharat Biotech -

Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu cautelarmente a autorização excepcional e temporária para importação e distribuição da vacina Covaxin, usada contra a covid-19. A decisão foi tomada hoje (27), em Brasília, de forma unânime pela diretoria colegiada da agência. A solicitação de importação foi feita pelo Ministério da Saúde.

LEIA TAMBÉM

Em nota, a Anvisa informou que a decisão foi tomada após ter sido comunicada pela empresa indiana Bharat Biotech que “a Precisa Medicamentos não possui mais autorização para representar a Bharat, fabricante da vacina Covaxin no Brasil”. 

Segurança jurídica e técnica

Ainda segundo a agência, a medida prevalecerá até que “sobrevenham novas informações que permitam concluir pela segurança jurídica e técnica” da manutenção da deliberação que autorizou a importação.

Relator da matéria, o diretor Alex Machado Campos disse que a perda de legitimidade da Precisa Medicamentos para atuar junto à Anvisa pode influenciar no cumprimento dos requisitos e condicionantes da importação. 

“A decisão levou em conta ainda notícias de que documentos ilegítimos podem ter sido juntados ao processo de importação, o que pode impactar as conclusões quanto aos aspectos de qualidade, segurança e eficácia da vacina a ser utilizada na população nacional”, concluiu a Anvisa.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Bebê é achado tentando mamar no corpo da mãe morta em Minas Gerais; suspeito foi preso em flagrante Morre Tiago Pitthan, que organizou festa para o próprio velório após diagnóstico terminal Jovem morre atropelado por Fusca azul; motorista não tinha CNH e estaria bêbado Avião de companhia argentina sofre impacto de drone durante voo para o Galeão