Anvisa suspende lotes de anticoncepcional após estudos

Publicado em 27/06/2017, às 11h11

Redação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a distribuição, a comercialização e o uso de 13 lotes do anticoncepcional Gynera (gestodeno + etinilestradiol).

LEIA TAMBÉM

Os lotes dos contraceptivos fabricados pela Bayer S.A. apresentaram resultados que não atendem à legislação sanitária vigente. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa segunda-feira (26).

A Bayer, que apresentou comunicado de recolhimento voluntário, confirmou que os lotes dos medicamentos em questão apresentaram resultados insatisfatórios em estudos. 

Além da suspensão, a resolução determina que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado. Os lotes suspensos podem ser conferidos no site.

Fitoterápicos 

A Anvisa suspendeu também produtos fitoterápicos. A proibição foi motivada pela ausência de registros e por outras infrações sanitárias. Os produtos proibidos e demais informações relacionadas às proibições podem ser conferidas aqui.  

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Anvisa deve se manifestar nas próximas semanas sobre duas novas rivais do Ozempic Secretaria de Saúde alerta para riscos de desidratação e queimaduras durante o Carnaval Santa Casa suspende atendimentos de obstetrícia para usuários de plano de saúde; veja qual Carnaval: metanol em bebidas liga sinal de alerta nos estados