Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração

Publicado em 27/01/2026, às 09h40
Sal foi reprovado em teste de iodo; pó contém materiais plásticos - Foto: Reprodução Ecommerce/Internet

Agência Brasil

Ler resumo da notícia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, distribuição, fabricação, divulgação e o uso do pó para decoração da marca Sugar Art, produzido pela Madi Comércio e Indústria de Artigos para Festas e Artesanatos Ltda.

LEIA TAMBÉM

A Anvisa determinou ainda o recolhimento do produto. Em nota, a agência informou que o pó para decoração contém materiais plásticos, tornando o produto impróprio para consumo.

Outro item alvo de ação fiscal e que deve ser recolhido é o Sal Grosso Iodado (Ervas Finas) da marca Globo, fabricado pela Brasisal Alimentos Ltda. O produto também teve a sua comercialização, distribuição e consumo suspensos.

A agência informou que a medida afeta apenas o lote 004/24 do sal grosso fabricado pela empresa, com vencimento em 30 de outubro de 2026. De acordo com o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro, o lote citado foi reprovado no teste de determinação de iodo. 

“O iodo deve ser adicionado ao sal de cozinha, para evitar a deficiência desse elemento no organismo, que pode levar ao bócio (aumento da tireoide). A falta de iodo também pode ocasionar vários problemas ao desenvolvimento do feto, durante a gestação, entre outros problemas”, destacou o comunicado.

A Anvisa orienta que consumidores que já tenham adquirido o produto entrem em contato com a empresa por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) 0800 585 0303. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Polícia indicia familiares de adolescentes por coação de testemunhas no caso do cão Orelha Jovem que teve a testa tatuada sob tortura é preso novamente em São Paulo Arquiteta achada morta vivia sob ameaças e já havia sido esfaqueada oito vezes pelo ex-namorado em 2023 Detran de São Paulo tira teste de baliza para exame da CNH