AO VIVO: CPI ouve representantes de consultorias contratadas pela Braskem

Publicado em 24/04/2024, às 09h19
-

TNH1 com Agência Senado

LEIA TAMBÉM

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem ouve, nesta quarta-feira (24), três técnicos e representantes de empresas que prestaram serviços de consultoria para a mineradora. As convocações dos depoentes foram sugeridas pelo relator da comissão, senador Rogério Carvalho (PT-SE).

Os senadores da CPI vão ouvir os depoimentos de Álvaro Maia da Costa, da Modecom Tecnologia, Roberto Fernando dos Santos Faria, da Empresa Concrete e de Vitor José Campos Bourbon, da Empresa Flodim, sobre a catástrofe da exploração de sal-gema em Maceió e região.

Segundo o relator, o engenheiro Alvaro Maia da Costa é autor de um relatório técnico da Modecom. O documento, de 2021, tratou da análise geomecânica de cavernas de extração de sal-gema pela Braskem na capital alagoana, que teve bairros com afundamento de solo. Na oitiva, Rogério Carvalho espera ouvir detalhes sobre o estudo realizado, como as condições dos fenômenos de deformação na área explorada pela Braskem.

De acordo com o relator, o engenheiro Roberto Fernando dos Santos Faria, da empresa Concrete Ltda, em julho de 2018, teria indicado no documento que os problemas estruturais identificados em casas e muros na região teriam sido ocasionados por “deficiências tecnológicas ocorridas nas construções” e por falta de manutenção, o que não indicaria relação com as atividades de mineração da Braskem. 

Posteriormente, estudos técnicos provaram o contrário, demonstrando que a catástrofe ambiental foi provocada pela mineração operada pela Braskem.

O terceiro depoimento previsto é o de Vitor José Campos Bourbon, engenheiro de controle e automação, um dos responsáveis por assinar um laudo da empresa Flodim. A companhia foi contratada pela Braskem para realizar exames de sonar e analisar a estabilidade e subsidência de cavernas de mineração na capital alagoana.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC