Apagão foi causado por sério desalinhamento de informação, diz especialista do setor

Publicado em 26/09/2023, às 17h25
Marcello Casal Jr / Agência Brasil -

Alex Salomão / Folhapress

A nota divulgada nesta segunda-feira (25) pelo ONS (Operador Nacional do Sistema) sobre o que ocorreu no apagão de 15 de agosto não deixa dúvidas: geradores eólicos e solares não passaram dados adequados sobre seus equipamentos. É o que afirma o engenheiro Mario Veiga, um dos maiores especialistas do setor de energia.

LEIA TAMBÉM

"Houve um problema sério de desalinhamento de informação. Havia uma diferença entre o que o ONS pensava ter de recursos, e quais eram os recursos reais", diz. "Isso significa que o ONS foi pego de surpresa", acrescenta.

Engenheiro carioca, fundador da PSR, uma das consultoria mais conceituadas o setor, Veiga é reconhecido internacionalmente pela criação de análises sobre este mercado. Desenvolveu, por exemplo, a metodologia que é utilizada no modelo de gestão do sistema elétrico pelo ONS.

"Agora, vai ser preciso esclarecer se os geradores não atenderam as obrigações de prestar informações, ou se não existia a obrigação de informar", diz o especialista.

A apuração caberá não apenas ao ONS, mas também à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Leia a seguir os principais trechos da entrevista que concedeu a Folha de S.Paulo.

PERGUNTA - Saiu mais uma nota sobre o apagão. O que é possível afirmar?

P - Mas como isso é possível?

P - O ONS fez o planejamento com base nas informações que ele tinha, mas o fato de trabalhar com informações que não eram as reais pode ter prejudicado a capacidade de ele fazer a gestão do sistema?

P - Qual o papel do ONS e o da Aneel nesse tipo de averiguação?

P - No editorial do relatório mensal da PSR, o sr. foi além das questões técnicas quando tratou sobre o apagão, e comentou a postura do Ministério de Minas e Energia, que usou o momento para questionar a privatização da Eletrobras e sugerir ataque à linha de transmissão. Por que o sr. optou por isso?

P - O sr. podia explicar o que é isso?

RAIO-X: Mario Veiga, 70

Carioca, filho de engenheiros e astrônomos, é doutor em otimização e desenvolveu a metodologia de otimização estocástica usada pelo ONS e dezenas de países para fazer a gestão do sistema elétrico. Em 1987, fundou e atualmente atua como diretor de inovação da PSR, empresa de consultoria que atende 70 países. Na área internacional, desenvolveu o modelo de planejamento do Pacific Northwest dos EUA, um sistema de previsão de preços para o Nordpool escandinavo e trabalhou na reforma dos mercados de eletricidade da Turquia, Vietnã, México e outros países. É membro eleito da US National Academy of Engineering; da

Academia Brasileira de Ciências e da Academia Nacional de Engenharia. Veiga recebeu as Medalhas Presidencial do Rio Branco e Nacional do Mérito Científico.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Quem era engenheira que morreu após cirurgia de implante de silicone Febraban alerta consumidores sobre o golpe do falso advogado Padre Júlio Lancellotti deixa de transmitir missas ao vivo e de postar nas redes após ordem da Arquidiocese de SP Padronização para horário de entrada e saída de hotéis começa a valer