Apartamento do ministro da Agricultura é alvo de ação da PF

Publicado em 14/09/2017, às 09h00

Redação

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quinta-feira (14), mandado judicial de busca de documentos no apartamento do ministro da agricultura, Blairo Maggi, em Brasília. Os agentes da PF também cumprem mandados judiciais em São Paulo e Mato Grosso.

LEIA TAMBÉM

O mandado judicial foi expedido após a delação do ex-governador do Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB) acusar Blairo de ser o chefe de um esquema de corrupção no estado, entre 2007 e 2010, quando o ministro da agricultura governou o estado.

 O relatório da Procuradoria-Geral da República afirma que, segundo Silval, seu ex-chefe de gabinete Sílvio Cezar Correa Araújo, entre 2007 e 2010, praticou “inúmeros crimes contra a administração e lavagem de dinheiro”.

Na delação, Silval Barbosa confessou ter intermediado repasse de R$ 4 milhões, a pedido de Blairo e do ex-prefeito de Cuiabá Mauro Mendes ao deputado federal Carlos Bezerra, em 2008, com o fim de comprar apoio do PMDB nas eleições municipais. À época, segundo Barbosa, o partido teria declarado apoio ao adversário do aliado de Blairo.

Silval está preso desde setembro de 2015. Ele é acusado de recebimento de propina em troca de incentivos fiscais no Mato Grosso.

Um inquérito sobre o caso foi aberto no Supremo Tribunal Federal.

Maggi também é investigado na Operação Lava Jato por um suposto recebimento de R$ 12 milhões da Odebrecht para financiar sua campanha eleitoral em 2006. Maggi foi eleito em 2010 foi substituído por Silval Barbosa.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Câmara aprova regime de urgência para projeto que cria o “imposto do congestionamento” Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado