Apesar de recomendação, Segurança Pública divulga novo calendário de vacinação

Publicado em 20/04/2021, às 13h41
Ascom PM -

Redação TNH1 com Ascom PM

Apesar da recomendação expedida pelo Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) pela suspensão da vacinação para os integrantes de segurança pública, a imunização das forças policiais seguirá no estado. Conforme publicação no Boletim Geral Ostensivo nº 064 de 09 de abril de 2021, nesta terça-feira (20) e até a próxima quinta-feira (23) a vacinação se destina aos agentes com idade acima de 45 que ainda não receberam a primeira dose. O calendário para as demais faixas será divulgado gradualmente.

LEIA TAMBÉM

Os policiais militares, bombeiros militares e peritos oficiais, integrantes do Programa Ronda no Bairro, além dos membros do Detran, que compõem a Operação Lei Seca que se enquadram na Faixa I, serão vacinados no ginásio do Colégio Tiradentes, no bairro do Trapiche da Barra. O calendário de vacinação obedecerá ao seguinte cronograma e faixa etária:

No interior, os locais de vacinação são os seguintes: sede do 2º BPM, no município de União dos Palmares; na sede do 3º BPM, em Arapiraca; na sede do 6º BPM, situado em Maragogi; Na sede do 7º BPM, em Santana do Ipanema; Na sede do 9º BPM, em Delmiro Gouveia; na sede do 10º BPM, localizado em Palmeira dos Índios; na sede do 11º BPM, localizado em Penedo.

Em Maceió, a vacinação acontece no Colégio Tiradentes, em Maceió, a vacinação tem transcorrido de forma tranquila. A espera e atendimento têm seguido os protocolos de segurança e distanciamento. Já no interior, as doses são aplicadas nas sedes dos batalhões.

Os militares inativos (integrantes da Reserva Remunerada e reformados) seguirão o cronograma da população em geral, conforme for disponibilizado pela Secretaria de Saúde (ressalvando aqueles que fazem parte do Programa Ronda no Bairro e estão na faixa etária de vacinação nesta etapa).

Documentos necessários e horários

Para poder se vacinar, os servidores contemplados em cada faixa do cronograma precisarão apresentar no ato da vacinação suas respectivas identidades funcionais.

Em Maceió, a vacinação ocorrerá nas datas citadas acima, das 9h às 17 horas. No interior, a vacinação se inicia na quinta-feira (09), mas os horários serão ajustados entre as prefeituras locais e as Instituições.

Recomendação do MPF e MPAL

Na última sexta-feira (16), o Ministério Público Federal (MPF), por meio do GT MPF Covid-19, e o Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) expediram recomendação conjunta ao Estado de Alagoas e ao Município de Maceió para que iniciassem imediatamente e exclusivamente a vacinação das pessoas com comorbidades, em obediência ao Plano Nacional de Imunização.

A recomendação previa, ainda, que fosse elaborada campanha de comunicação voltada à vacinação das pessoas portadoras de comorbidades, ressaltando a importância de apresentação da documentação correta, bem como as consequências do uso de atestado falso.

Os ministérios públicos orientaram que governo do estado e Prefeitura de Maceió parassem e/ou interrompessem a vacinação de categorias profissionais que não estão elencadas como prioridade ou foram elencadas em posição posterior às pessoas com comorbidades no âmbito do Plano Nacional Imunização (PNI).

Um dos exemplos é a imunização dos profissionais da Segurança Pública, que fazem parte do grupo prioritário, mas que estão atrás na lista de pessoas com comorbidades e já estão sendo vacinados desde o início do mês de abril. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Inscrições para patrocínio de projetos sociais da Equatorial se encerram nesta quinta-feira (18) Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar