Aplicativo que localiza vans escolares ajuda a reduzir trânsito

Publicado em 20/02/2017, às 17h39
-

Redação

Um serviço gratuito baseado em geolocalização está oferecendo mais segurança e agilidade para pais, alunos e condutores de transportes escolares. A parceria entre a Maplink, empresa de geolocalização e logística, e o aplicativo De Van para Escola, ferramenta para gestão de transporte escolar, já permite que 85 mil pais de estudantes de todo o país monitorem o trajeto dos filhos até as instituições de ensino. 

LEIA TAMBÉM

O aplicativo é capaz de encontrar, entre as 1.700 vans cadastradas, o transporte que realiza a rota necessária para que o aluno se desloque entre a residência e a escola, intermediar a negociação do pagamento entre pais e "tios" da van e informar a localização do veículo antes da saída ou chegada da criança. Para o funcionamento do serviço, a Maplink, via plataforma Google Maps API, forneceu o licenciamento da base cartográfica e dos recursos necessários para a inserção de endereços e otimização dos itinerários. 

"Com a aproximação do período de volta às aulas, temos aumento na procura. São 85 novos pedidos dos pais todos os dias entre os meses de janeiro e março", diz Eduardo Nunes, CEO do De Van para Escola. Para ele, o serviço deixa os responsáveis mais seguros para confiar os filhos aos condutores. 

O fim do recesso escolar está associado ao aumento do trânsito nas grandes cidades brasileiras De acordo com dados fornecidos pela Maplink, durante o mês de janeiro de 2016, o congestionamento médio na cidade São Paulo atingiu seu nível mais baixo, com a média de 205 quilômetros em dias úteis. Em fevereiro foram registrados 262 quilômetros e, em março, 299 quilômetros de trânsito, o mais alto índice do ano. Já no mês de dezembro, período em que o ano letivo se encerra, houve redução para 233 quilômetros de vias congestionadas, em média. 

Acir Marteleto, diretor comercial da Maplink, comenta "Os horários entre 7h e 10h e 17h e 20h horas são os que registram os maiores níveis de congestionamentos nas vias da cidade, pois coincidem com o fluxo de movimentação de estudantes e trabalhadores. Em comparação com o ano passado, o mês de janeiro de 2017 teve uma redução de congestionamentos de apenas 3%, o que pode indicar índices similares aos do último ano para os próximos meses". Para ele, é essencial que a locomoção seja feita de forma mais inteligente, a partir de informações seguras e rotas otimizadas - que provêm da tecnologia de geolocalização -, para evitar congestionamentos e atrasos.

Sobre a Maplink

Maplink é uma empresa global referência em tecnologia de logística e geolocalização em nuvem. Com clientes em mais de 18 países das Américas, Europa e África, a empresa tem sede em São Paulo e escritórios na América Latina e Europa. Há mais de 17 anos investe em inovação e oferece soluções para mais de 3.200 companhias de diversos tamanhos e setores de atuação. 

A Maplink é a maior revenda de Google Maps API da América Latina e está entre as maiores do mundo. Desde 2014, faz parte da Movile, líder global em desenvolvimento de plataformas de comércio e conteúdo móvel, e, em 2016, adquiriu a companhia francesa de tecnologia Optilogistic, referência mundial em logística.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

WhatsApp prepara atualização com novo recurso de segurança para menores no Brasil Um quinto dos posts em rede social só de robôs é hostil a seres humanos, diz estudo Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda WhatsApp confirma versão paga e anuncia recursos exclusivos; veja novidades