Aplicativos da Caixa apresentam instabilidade, relatam usuários

Publicado em 07/04/2020, às 13h57
TNH1 -

TNH1 e Folhapress

O site auxilio.caixa.gov.br e o aplicativo CAIXA|Auxílio Emergencial ficaram fora do ar por cerca de uma hora na manhã desta terça (7), logo após o lançamento da ferramenta que dá acesso ao auxílio emergencial de R$ 600 para desempregados e trabalhadores informais que estão sem renda devido à quarentena para combater a pandemia do novo coronavírus.
Entre meio dia e 13h desta terça, quem tentava fazer o cadastro ficava parado na página inicial, sem conseguir confirmar seus dados. No Twitter, usuários mencionaram a dificuldade em concluir o pedido.

LEIA TAMBÉM

De acordo com o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, o site está disponível desde a noite de segunda-feira (6). Na manhã desta terça, a Caixa informou já ter recebido mais de 8 milhões de acessos. A atualização deste dado será anunciada às 15h desta terça.

Precisam baixar o aplicativo para se cadastrar no programa os informais que não estão no CadÚnico (Cadastro Único) ou não são beneficiários do Bolsa Família, os contribuintes individuais ao INSS e os MEIs (Microempreendedores Individuais).

É necessário estar com o CPF válido para receber o auxílio emergencial. Segundo o ministro Lorenzoni, quem fraudar dados para receber o auxílio emergencial será preso.

O auxílio emergencial será pago em três parcelas dentro dos próximos 45 dias. A primeira será paga até quinta-feira (9) para quem está no CadÚnico, não recebe Bolsa Família e tem conta-poupança na Caixa Econômica Federal ou conta no Banco do Brasil. Quem tem cadastro no CadÚnico, não recebe Bolsa Família e não tem conta nesses bancos receberá no dia 14.

A segunda parcela será no final de abril e a terceira, no final de maio.

Quem não sabe se está inscrito no cadastro poderá confirmar a informação no aplicativo ou no site, por meio do CPF.

Para beneficiários do Bolsa Família, o governo federal decidiu não mudar as datas de pagamento e não há necessidade de se cadastrar no site ou no aplicativo.

O pagamento será depositado diretamente nas contas dos trabalhadores. Será anunciado em breve um cronograma para saques em dinheiro. Os bancos não poderão usar o valor para cobrir saldo negativo da co

Clientes da Caixa reclamam desde a última segunda-feira (6) de instabilidade no aplicativo do banco. Pelo Twitter, usuários relataram problemas com diferentes tipos de mensagens que são exibidas ao tentar realizar transações pelo app para Android e iPhone (iOS), como "null" (nulo, em inglês), "VS-OUT", "VU-STI" e "erro de conexão", de acordo com o TechTudo. A publicação diz que, segundo o Downdetector, site que monitora problemas em serviços online, as regiões sudeste e sul são mais atingidas pela falha, seguidas pelo litoral do nordeste.

Ei @Caixa , alguma posição sobre a instabilidade do app? Desde ontem não funciona. pic.twitter.com/orLHt61fhn

— ???????? Drica ???? (@Adriana30444512) April 7, 2020

Eternamente assim.@Caixa e aí?? pic.twitter.com/id0J1Sm96G

— Felipe Câmara (@fellipecamara) April 6, 2020

O que tá acontecendo com o app da @Caixa ? Da erro e fala q é a internet, aí fico igual besta caçando motivo q não é.. pelamor pelo menos avisa q tá sobrecarregado ou instável, não mente pra eu ficar procurando coisa onde não tem..

— difícil de ser amada (@chamadliberdade) April 6, 2020

Não consigo pagar conta e nem fazer transferência no app da @Caixa , sistema só da erro. Resultado vou ter que ir pra fila de casa lotérica. Retrocesso justo quando não poderia.

— Pedro Davila (@PedroDavila07) April 6, 2020

@Caixa Está difícil hoje para acessar a conta instabilidade total não consigo acessar de jeito nenhum

— Alex Gonçalves (@alexgnunes1) April 7, 2020

Não consigo fazer uma simples transferência no aplicativo hoje. A instabilidade não permite. Que fase.

— Lucas Simões Lima (@lucasslima) April 7, 2020

O TechTudo diz que o portal indica que os relatos de instabilidade no aplicativo da Caixa começaram por volta das 8h (horário de Brasília) de ontem, e atingiram o pico às 16h22, com mais de 400 notificações de erro com o uso do app. 

Ainda segundo a matéria do TechTudo, a Caixa não se pronunciou até a publicação do texto na última segunda-feira. 

O site acrescenta que, de acordo com comentários na página da Caixa no Downdetector, há correntistas que tentam sem sucesso usar o aplicativo desde cedo. Alguns usuários avisam que o canal de atendimento via WhatsApp e o site da Caixa também não funcionam. Outros aplicativos da empresa, como o Habitação Caixa, também apresentam erro, segundo os relatos, informou o TechTudo.

O site enumera que as reclamações mais frequentes indicam lentidão, mensagens de erro de Internet e que o aplicativo trava e fecha sem motivo aparente durante as transações. Como é início de mês, o problema causa muito transtorno aos correntistas que recebem salário nos primeiros dias úteis e miram os boletos que estão para vencer. 

O TechTudo relata ainda que o aplicativo do Bradesco também passou por instabilidade na tarde de ontem. A suspeita, segundo o site, é de que os canais estejam sobrecarregados com o aumento de tráfego provocado pela recomendação de evitar atendimento presencial no setor bancário, a não ser em casos estritamente necessários.  

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem morre após realizar canal dentário em clínica odontológica Promessa do turfe morre aos 16 anos após cair de cavalo no RJ Mulher é mordida por capivara e tem partes do corpo arrancadas Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas