Apoiadores de Lula aplaudem, gritam e pedem para ver ex-presidente

Publicado em 02/03/2019, às 17h57
Reprodução/Veja -

Folhapress

Do lado de fora do cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo do Campo, manifestantes e apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rezaram, aplaudiram, gritaram palavras de ordem, cantaram e pediram para ver o petista neste sábado (2).

LEIA TAMBÉM

Lula recebeu autorização da Justiça Federal do Paraná para acompanhar o velório de Arthur Araújo Lula da Silva, 7, que morreu em decorrência de meningite meningocócica na sexta (1º). A Lei de Execução Penal prevê a permissão de saída de presos para velórios e enterros de familiares, incluindo descendentes.

Sob escolta armada, Lula chegou aos gritos de "Lula livre" e "Lula guerreiro do povo brasileiro". Ele acenou para os simpatizantes, que se aglomeravam no entorno, contidos por grades. Os apoiadores rezaram um Pai-Nosso em seguida.

Mais tarde, de dentro do crematório, uma pessoa chegou a pedir que os apoiadores fizessem silêncio para que Lula se despedisse do neto.

Em seguida, Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, ao lado de Gleisi Hoffmann, explicou à militância que Lula não pode sair para fora do crematório.

Ficou combinado que o público participaria de uma oração, feita ao mesmo tempo dentro e fora do local.

Familiares e amigos se despediram do menino num caixão branco aberto. À frente, foram colocados brinquedos, bola de futebol e um par de chuteiras. A sala estava repleta de coroas de flores, enviadas por políticos, membros da família, sindicatos e também pelo ditador da Venezuela, Nicolás Maduro.

Apenas família e poucos políticos tiveram acesso a Lula dentro do crematório. Segundo relatos de pessoas que estiveram ali, Lula chorou compulsivamente ao entrar. Ele cumprimentou Dilma, Gleisi, Haddad e outros.

O petista pôde circular pela sala onde está o caixão do neto e pela sala adjacente. A Polícia Federal proibiu o registro de imagens, vídeos e áudios, inclusive pela equipe de comunicação do PT.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Empresário assassinado tinha acabado de descobrir que seria pai Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira Novas regras para horários de entrada e saída de hotéis já estão valendo; veja o que mudou CCJ do Senado aprova PL da Dosimetria e texto vai ao plenário