Após acordo, Colômbia e Venezuela reabrem fronteiras

Publicado em 13/08/2016, às 19h03
-

Redação

Colômbia e Venezuela reabriram na manhã deste sábado (13) a fronteira entre os dois países, como resultado do acordo alcançado na última sexta-feira (12) entre os presidentes Juan Manuel Santos e Nicolás Maduro.

LEIA TAMBÉM

O objetivo da reabertura, que será feita de forma "controlada e gradual", é aliviar a situação de escassez enfrentada pelos venezuelanos devido à crise política e econômica em seu país. No mês passado, em três ocasiões, dezenas de milhares de venezuelanos entraram na Colômbia para adquirir produtos de primeira necessidade, como alimentos e remédios.

Desde as primeiras horas da manhã, muitas pessoas já se aglomeravam na ponte Simon Bolívar, que liga o estado de Táchira, na Venezuela, a Cúcuta, na Colômbia. Os dois países compartilham cerca de 2 mil quilômetros (km) de fronteira, que estava fechada desde 19 de agosto de 2015 por uma decisão unilateral de Maduro.

A Venezuela passa por uma grave crise, que resultou em problemas de abastecimento para a população local, especialmente para sua camada mais pobre.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de médica é encontrado por funcionários dentro de freezer de loja Idoso atira no filho após reclamar de estar recebendo poucas visitas Brasileira que trabalha como babá em Portugal está desaparecida há 10 dias Relíquia da Segunda Guerra é encontrada em floresta após mais de 80 anos