Após adiar, Brasília é a primeira capital a desligar sinal de TV analógica

Publicado em 17/11/2016, às 12h44

Redação

O Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, assina nesta quinta-feira (17) a portaria de desligamento da televisão analógica em Brasília. 

LEIA TAMBÉM

A medida atinge também outras nove cidades no entorno do Distrito Federal, como Cristalina, Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso, Planaltina, Águas Lindas de Goiás, Formosa, Novo Gama e Cidade Ocidental. 

Esta é a segunda região do país a desligar a televisão analógica, depois da cidade goiana de Rio Verde, no dia 1º de março deste ano, mas a primeira capital e seu entorno. 

A previsão para desligar o sinal analógico era 26 de outubro, mas uma pesquisa da Anatel mostrou que menos de 90% das residências estavam com o conversor para receber o sinal digital.  

Numa pesquisa realizada nesta semana, no entanto, chegou-se a conclusão de que 90% das casas estão aptas para a TV digital. A porcentagem atende à exigência mínima determinada pela portaria que instituiu a implantação do sinal digital no país, em 2007. 

Desde o lançamento do sinal digital, o cronograma nacional foi mudado cinco vezes. Terminaria em 2017, depois ficou para 2018, 2019, 2021, 2022 e, no momento, está programado o desligamento total no Brasil para 2023.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

WhatsApp prepara atualização com novo recurso de segurança para menores no Brasil Um quinto dos posts em rede social só de robôs é hostil a seres humanos, diz estudo Novas regras do Pix entram em vigor hoje; veja o que muda WhatsApp confirma versão paga e anuncia recursos exclusivos; veja novidades