Decisão da CBF irrita torcida do Flamengo antes da 'final' com Palmeiras

Publicado em 18/10/2025, às 21h35
- Reprodução / X

Folhapress

A tensão em torno do clássico entre Flamengo e Palmeiras no Maracanã, neste domingo (19), às 16h, escalou antes mesmo do apito inicial. A escolha do árbitro Wilton Pereira Sampaio pela CBF gerou protestos de torcedores rubro-negros em frente à sede da entidade, no Rio.

LEIA TAMBÉM

O clima de insatisfação foi expresso em frases de ordem como "A CBF é verde!" e "VARgonha!". As faixas materializaram a desconfiança da torcida, após comentários de revolta que já circulavam por meio das redes sociais desde o anúncio do corpo de arbitragem, na tarde de sexta-feira.

A revolta, no entanto, vem de um histórico recente de desentendimentos entre o Fla e o juiz goiano, que faz parte do quadro da Fifa. A polêmica mais notória ocorreu em 2023, após a final da Supercopa do Brasil, também contra o Palmeiras, quando o Flamengo chegou a entrar com um processo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pedindo o afastamento de Wilton Pereira Sampaio.

Na ocasião, o clube carioca alegou que os erros do árbitro eram recorrentes e solicitou seu afastamento por 120 dias. Além disso, o clube enviou ofício à CBF pedindo a reciclagem do juiz e do árbitro de vídeo, Rodrigo D'Alonso Ferreira, "por falta de técnica".

Por outro lado, nos bastidores da CBF, Wilton é visto como uma escolha "óbvia", principalmente diante das polêmicas envolvendo outros juízes. O árbitro tem vasta experiência internacional, incluindo participações nas Copas do Mundo de 2018 (como VAR) e 2022 (como árbitro principal). Ele também esteve presente na Copa do Mundo de Clubes de 2025, onde apitou três jogos, incluindo a goleada do PSG sobre o Inter Miami nas oitavas de final.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

CRB encaminha contratação de defensor promessa de gigante do futebol brasileiro Messi no Newell's Old Boys? Dirigente do clube revela desejo de repatriar o craque argentino CRB tem dado alarmante contra adversários do G4 do Alagoano; entenda CSA: Fabrício Bigode analisa pênalti polêmico contra CSE e prevê 'final' no sábado