Após denúncia de Rui Palmeira, Câmara de Maceió determina recadastramento de servidores

Publicado em 11/02/2026, às 18h19
- Dicom CMM

TNH1 com Ascom Câmara

Após denúncia feita pelo vereador Rui Palemira (PSD) sobre irregularidades em cargos vinculados à Mesa Diretora, o presidente da Câmara Municipal de Maceió, Chico Filho, determinou, na tarde desta quarta-feira, 10, que a partir desta quinta-feira (12), seja realizado um recadastramento geral de todos os servidores efetivos e comissionados do Legislativo.

LEIA TAMBÉM

De acordo com o jornalista Flávio Gomes de Barros, do blog Contextualizando, do TNH1, Rui Palmeira alega que existem 84 cargos disponíveis, com remunerações entre R$ 5 mil e R$ 17 mil, oficialmente para prestação de apoio técnico a unidades administrativas da Câmara, mas que na verdade muitos desses servidores não estariam desempenhando as funções originalmente previstas ou não comparecendo para trabalhar.

A determinação de Chico Filho ocorreu durante a sessão desta quarta-feira, quando o parlamentar fez uma série de destaques sobre a condução dos trabalhos à frente da Câmara.

“A gestão aqui na Câmara de Maceió é baseada em fatos, e tenho recebido apoio da maioria dos vereadores pela forma como estamos conduzindo esta Casa. Por isso, determinei que seja publicada uma Portaria já nesta quinta [12], para um recadastramento geral dos servidores, sejam eles efetivos ou comissionados. Todas as nomeações de servidores comissionados da Mesa Diretora seguem rigorosamente a legislação vigente, o Regimento Interno, a Lei Orçamentária, e são cargos criados por lei, publicados em Diário Oficial do Município”, contextualizou Chico Filho. 

Quanto aos valores salariais, o presidente da Câmara ressaltou que os pagamentos são públicos e disponíveis para todos os cidadãos por meio do Portal da Transparência do Legislativo. 

“Falo com bastante propriedade sobre respeito à legislação, pois há dez anos, quando presidi a Câmara, fui o responsável pela criação do Portal da Transparência e de ter colocado esta ferramenta à disposição dos cidadãos. Um portal que seguiu funcionando muito bem nas gestões dos ex-presidentes Kelmann Vieira e Galba Netto, reforçando o compromisso desta Câmara com o controle social e externo”, argumentou Chico Filho. 

Em outro momento, o presidente da Câmara lembrou que até o presente momento, a Mesa Diretora não havia sido oficiada com documento protocolado na Ouvidoria da Casa, via e-SIC ou ofício na Presidência do Legislativo. 

“Mesmo sem qualquer tipo de denúncia, esta Mesa Diretora trabalha de forma responsável, com ações imediatas, demonstrando a lisura de suas medidas para determinar o recadastramento geral dos servidores comissionados e efetivos”, finalizou Chico Filho. 

Ao fim de seu discurso, o vereador Rui Palmeira pediu a palavra e parabenizou o presidente da Câmara pela conduta que é importante para o Legislativo. 

“Quando trouxe o assunto ao plenário, tive a certeza de querer o melhor para esta Casa, e também tenho a certeza de que o presidente [Chico Filho] também quer o melhor para o Poder Legislativo. Também tenho a convicção de que todos os vereadores também querem o melhor para esta Casa. Com esse recadastramento, se alguma impropriedade for encontrada, o senhor vai tomar as medidas necessárias e cabíveis”, disse Rui Palmeira. 

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Brasil repete sua segunda pior nota da série histórica em índice global de percepção da corrupção Entidades pedem veto de Lula ao PL dos supersalários na Câmara e no Senado Valdemar reforça confiança política em JHC Não há mais razão para manter escala 6x1 e jornada de 44h, diz senador