Após elogios, comercial com Elis Regina é detonado por apoio da Volkswagem à ditadura

Publicado em 06/07/2023, às 09h16
Elis Regina aparece em campoanha de 2023 por meio da tecnologia deepfake | Foto: Reprodução -

O Essencial

A Volkswagen está sendo criticada nas redes após lançar propaganda em que mostra Elis Regina, criada por inteligência artificial, cantando “Como nossos país” com a filha, Maria Rita. A peça é uma campanha da empresa para comemorar os 70 anos da empresa no Brasil.

LEIA TAMBÉM

Internautas lembram que a Volkswagen apoiou a ditadura no país e ironizam que a montadora usou a música criada por Belchior na década de 1970 justamente com críticas ao regime militar.

Um relatório feito pelo Ministério Público Federal (MPF) e divulgado em 2021 concluiu que a Volkswagen delatava funcionários “suspeitos de atividades consideradas subversivas” ao regime militar. A empresa chegou a entregar nome, fotos e informações sobre trabalhadores à polícia no período.

Por isso, internautas criticam a empresa por fazer uso da música na propaganda e ignorar seu passado sombrio. Usuários do Twitter ainda criticam usar imagens de Elis Regina, morta em 1982, para vender carros.

Veja a repercussão:

Muito linda a propaganda.
Mas não deixo de pensar que ela age como uma tentativa de despolitização da letra da música.
Como Nossos Pais foi composta como uma crítica à ditadura militar e a quem não lutava contra ela. A Volkswagen apoiou a ditadurapic.twitter.com/xBAuJ1Xg12

— fã da erika hilton (@ratodegalocha) July 4, 2023
Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Empresário assassinado tinha acabado de descobrir que seria pai Laudo da PF confirma que Bolsonaro usou solda para romper tornozeleira Novas regras para horários de entrada e saída de hotéis já estão valendo; veja o que mudou CCJ do Senado aprova PL da Dosimetria e texto vai ao plenário