Após encalhe e exame de necropsia, baleia jubarte é enterrada em Jequiá da Praia

Publicado em 28/08/2020, às 18h37
Cortesia -

Redação TNH1

Encontrada encalhada e sem vida na tarde dessa quinta-feira (27) nas falésias de Jequiá da Praia, Litoral Sul de Alagoas, uma baleia jubarte foi examinada por uma equipe do Instituto Biota ao longo desta sexta-feira (28) e será enterrada em uma vala na própria praia. 

LEIA TAMBÉM

Segundo o Biota, o animal estava na região das falésias ontem e foi levado mais ao sul pela maré durante a noite, encalhando novamente no povoado Lagoa Azeda. A baleia é um filhote recém nascido, macho, de 4,76m. A equipe do Biota realizou o exame de necropsia para saber a causa da morte. Não foi informado se havia algum ferimento aparente na baleia. 

Membros da Prefeitura de Jequiá, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) auxiliaram na remoção do animal. O Biota informou que a carcaça da baleia será enterrada em uma vala após a conclusão da necropsia.  

Ainda de acordo com o Biota, em 2019 foram 60 encalhes de jubartes, com destaque para os números de 19 na Bahia e 9 no Espírito Santo. Já em 2020, até o momento foram registrados 40 encalhes.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPF tenta suspender extração irregular de areia na Praia do Francês MPF recomenda suspensão de novas obras em área protegida da Laguna Mundaú Chauás: papagaios serão transferidos para reserva ambiental no Rio Niquim nesta segunda COP30 mobiliza 190 países em 120 planos de ação climática