Após falar com Trump, Lula conversa com Macron sobre acordo Mercosul-UE e 'Conselho'

Publicado em 27/01/2026, às 15h28
- Foto: Ricardo Stuckert/PR

Mariana Brasil/Folhapress

presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com Emmanuel Macron, da França, sobre o Conselho da Paz, criado por Donald Trump para governar a Faixa de Gaza após a guerra Israel-Hamas. O novo contato ocorre um dia após Lula ter tratado do tema diretamente com o americano.

LEIA TAMBÉM

Por cerca de uma hora, de acordo com a nota divulgada pelo Planalto, os líderes defenderam o fortalecimento da ONU e concordaram que iniciativas relativas à paz e à segurança devem estar alinhadas aos mandatos do Conselho de Segurança e aos princípios e propósitos da Carta da ONU.

Os dois também trataram do acordo UE-Mercosul, pauta de interesse do Brasil e alvo de divergências com a França. Lula afirmou que o pacto é positivo para os dois blocos e constitui uma importante contribuição para a defesa do multilateralismo e do comércio.
Lula e Macron também trocaram impressões sobre a situação na Venezuela, cujo ditador, Nicolás Maduro, foi derrubado por Trump e levado a julgamento nos Estados Unidos.

"Ao condenar o uso da força em violação ao direito internacional, concordaram a respeito da importância da paz e da estabilidade na América do Sul e no mundo", diz a nota do governo brasileiro.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Ministra diz que carta de princípios dos direitos humanos foi "rifada" Projeto estabelece pena de prisão para quem reincidir em barulho excessivo de veículos Presidente Lula cumpre agenda em Maceió e entrega moradias do Minha Casa, Minha Vida Fim da escala 6x1 deve aumentar produtividade, diz ministro