Após fim de semana de ataques, 14 suspeitos são presos em Manaus

Publicado em 07/06/2021, às 08h48
Carolina Diniz/Rede Amazônica -

Extra Online

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas anunciou a prisão de 14 suspeitos de participação na onda de ataques registrada ontem em Manaus. A capital amazonense viveu um dia de caos, com ao menos 17 focos de incêndio, que tiveram como alvos viaturas policiais, ônibus, prédios públicos, estabelecimentos comerciais e uma agência bancária. Segundo a delegada-geral da Polícia Civil, Emilia Ferraz, 13 dos presos estariam envolvidos diretamente nos atentados, e um seria o mandante. A SSP-AM informou ainda que a ordem para os ataques teria partido de dentro um presídio da cidade, e teria sido executada em represália à morte de um traficante.

LEIA TAMBÉM

— Eu quero informar que quem for localizado dando essa ordem, será solicitada a transferência dele para presídio federal —disse o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Coronel Louismar Bonates.

O transporte público teve de ser paralisado ontem na cidade, com ao menos 14 ônibus incendiados desde a madrugada. Um vídeo obtido pela polícia mostra alguns criminosos ateando fogo ao prédio onde funciona uma estação de ônibus. Um distrito de obras da Prefeitura de Manaus também foi alvo de ataque. O prédio onde funcionava o escritório e um trator acabaram incendiados. Um funcionário informou que cinco homens chegaram de manhã ao local, sem máscaras, e avisaram aos vigilantes que iriam “incendiar tudo”. Durante o ato, eles chegaram a jogar gasolina em um dos funcionários.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi interceptada por criminosos, segundo a Secretaria de Segurança Pública. O efetivo policial de Manaus foi triplicado durante o dia. “Criamos um comitê para apurar os atos de vandalismo na capital e região metropolitana e punir os responsáveis. Não toleramos o crime organizado e vamos continuar combatendo o tráfico de drogas”, disse o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), em nota no Twitter. A onda de atentados foi registrada ainda em algumas cidades do interior do Amazonas. Parintins, Manacapuru e Careiro Castanho estão entre os municípios que sofreram ataques, com ônibus e prédios públicos incendiados.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Líder do PL na Câmara dos Deputados nega desvios de verbas Protótipo de carro voador produzido no Brasil faz primeiro voo Polícia prende segundo homem envolvido no roubo de obras de arte em SP Polícia Federal mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares