Após intimação de desembargador, TCE emite certidão para a Prefeitura de Maceió

Publicado em 15/01/2018, às 20h12

Redação

Após ser intimada a prestar esclarecimentos sobre a não emissão de uma certidão para a Prefeitura de Maceió, na última terça-feira, 9, a presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, Rosa Albuquerque, finalmente autorizou, na tarde da última sexta-feira, 12, a emissão do documento necessário para que a Prefeitura de Maceió possa dar sequência ao processo para conseguir dois grandes empréstimos que, segundo o prefeito Rui Palmeira, seriam utilizados para investimentos em infraestrutura na capital.

LEIA TAMBÉM

Há duas semanas, o Município havia entrado com um mandado de segurança contra o TCE para que a emissão do documento fosse feita de forma rápida, já que a solicitação havia sido feita em outubro do ano passado e a certidão até então não havia sido emitida.

No último dia 22 de dezembro, em entrevista coletiva, o prefeito Rui Palmeira afirmou que o TCE estaria "segurando" a emissão da certidão por questões políticas e prometeu entrar na Justiça para conseguir o documento. A presidente do TCE rebateu e classificou de irresponsável a declaração do prefeito.

Em documento enviado ao desembargador Fernando Tourinho, na semana passada, ao justificar a demora na emissão do documento, a presidente do TCE diz que o Município cometeu “erro crasso” no momento em que uma pessoa não autorizada para tal, no caso o secretário de Economia, Fellipe Mamede, assinou o documento solicitando a certidão. Para ela, o documento deveria ter sido assinado pelo prefeito Rui Palmeira, conforme Lei Orgânica Municipal.

O primeiro dos registros que se faz é que para surpresa da ora manifestante, apesar de tão bem aparelhado o município de Maceió, este de maneira descuidada, inobservou completamente o que rege a Lei Orgânica Municipal, fazendo requerer em nome do Município certidão ao Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, por pessoa absolutamente incapaz para tal”, diz o texto.

Ainda segundo o documento, a presidente do TCE deixa claro que só autorizou a emissão da certidão por causa do Mandado de Segurança, impetrado pela Prefeitura.

“Todas essas circunstâncias e apontamentos acima evidenciados, nos obrigam a somente redobrar toda a atenção com a emissão de documentos, como o impetrante pleiteia. Todavia, mesmo no pleito administrativo não havendo legitimidade de quem requereu, mas pelo Mandado de Segurança possuir unicamente este intento, demonstrando toda a boa fé, espírito colaborativo e respeito a Justiça, vem a ora manifestante promover a colação da certidão requerida (anexa), o que faz, repita-se: haja vista que o pleito judicial em evidência, este sim, fora requerido por pessoa legalmente capaz”.

Nota da Prefeitura

A Prefeitura vai reunir a documentação e, até o final desta semana, enviar o processo para o Governo Federal (Secretaria do Tesouro Nacional) para dar andamento à obtenção do empréstimo. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Dupla é flagrada invadindo clínica médica na Ponta Verde e causa prejuízo de R$ 5 mil Prefeitura de Maceió abre inscrições para atuação de ambulantes no Réveillon 2026 Portuários fecham entrada do Porto de Maceió em greve por reajuste de salário Vídeo mostra momentos antes de acidente que vitimou nutricionista na Av. Menino Marcelo